OAB-PI

Presidente de Comissão da OAB-PI participa de Seminário da Semana Internacional sobre Justiça Restaurativa

Presidente de Comissão da OAB-PI participa de Seminário da Semana Internacional sobre Justiça Restaurativa

19 de novembro de 2024

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), marcou presença no Seminário da Semana Internacional da Justiça Restaurativa, realizado nesta terça-feira (19), no Plenário do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Representando a instituição, a Advogada Gillianne Almeida, Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB-PI, destacou o trabalho desenvolvido pela Comissão na promoção da cultura de paz e práticas restaurativas no estado.

O evento, promovido pela Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa, Dra Maria Luiza, faz parte da celebração anual da Justiça Restaurativa, comemorada mundialmente na terceira semana de novembro. Essa iniciativa busca fortalecer práticas que promovem o diálogo, a reparação de danos e a humanização na resolução de conflitos.

Durante sua participação, Gillianne Almeida apresentou as ações da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB-PI, que incluem a realização de Círculos Restaurativos, projetos sociais e o acompanhamento de práticas restaurativas. “Trabalhar essa temática no Piauí reafirma o compromisso da Comissão em promover uma abordagem humanizada na resolução de conflitos, incentivando o diálogo e a construção de soluções que respeitem a dignidade de todos os envolvidos”, destacou a Advogada.

JUSTIÇA RESTAURATIVA

A Justiça Restaurativa é um movimento essencial para atender as vítimas de violência, responsabilizar os autores e promover a reparação dos danos causados. Ao adotar essas práticas, a OAB-PI reforça seu compromisso com os direitos humanos e a construção de uma sociedade mais pacífica e justa.

Também participaram do seminário as advogadas Ailane Rodrigues (Secretária Adjunta da Comissão), Juliana Amaral, Maria Eduarda Sousa e Loide Siqueira, membros da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB-PI.

A presença da OAB-PI no evento demonstra o esforço contínuo da instituição em contribuir para o fortalecimento da Justiça Restaurativa e a implementação de práticas que promovam o diálogo e a pacificação social no Estado do Piauí.