Presidente de Comissão da OAB-PI participa de eventos sobre liberdade religiosa na Capital Federal

8 de agosto de 2023 às 11:54h

A Advogada, Jamylle Leite, Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e Conselheira Federal da OAB, participará, no dia 11 de agosto, da VIII Conferência Religiosa J. Reuben Clark Law Society Brasil 2023, e de 8 a 10 de agosto do II Simpósio Brasileiro de Liberdade Religiosa.

CONFERÊNCIA

A Conferência será realizada no dia em que é comemorado o Dia do Advogado, das 9h às 12h, presencialmente, no Plenário do Conselho Federal da OAB. Também será transmitida ao vivo pelo YouTube da OAB Nacional.

O tema da conferência é “O Papel da Advocacia na Promoção da Liberdade Religiosa”. O evento contará com palestras e debates sobre a importância da liberdade religiosa para os direitos humanos, o papel dos(as) Advogados(as) na defesa da liberdade religiosa e os desafios que os profissionais do Direito enfrentam no Brasil e no mundo.

A Conferência será realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, através da sua Comissão Especial de Liberdade Religiosa – CELR, em parceria com a J. Reuben Clark Law Society Brasil.

A Advogada Jamylle Leite, que também é Vice-Presidente da Comissão Especial de Liberdade Religiosa do Conselho Federal da OAB, irá presidir a primeira mesa desse evento. Ela afirma que “a Conferência é uma oportunidade para os Advogados conhecerem mais sobre a liberdade religiosa, discutirem os desafios que os profissionais do Direito enfrentam e se comprometerem com a defesa da liberdade religiosa”.

“No Dia do Advogado, vamos trazer à memória o importante papel do Advogado na promoção da liberdade de religião e de crença. Sabemos que 70% da população mundial sofre algum tipo de perseguição, seja ela “severa” ou “educada”. Todos os tratados internacionais de Direitos Humanos trazem em seu bojo artigos que versam sobre liberdade religiosa, tamanha a sua importância”, relata a Advogada.

Para participar CLIQUE AQUI.

SIMPÓSIO

O Simpósio acontece nos dias 8 a 10 de agosto, promovendo a Liberdade de Religião e de Crença, evento esse realizado pela Brigham Young University (EUA), em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião, sediado na Universidade Federal de Uberlândia – CEDIRE/UFU. A Advogada piauiense irá palestrar sobre “A Liberdade de Religião ou Crença e desenvolvimento humano: perspectivas da Advocacia”. O evento contará com participações internacionais e as palestras serão transmitidas ao vivo para diversos países, com tradução simultânea em vários idiomas.

“O ápice da laicidade brasileira adveio com a promulgação da Constituição Federal de 1988. No Brasil, cerca de 80% da população professa algum credo, o que demonstra a importância do fenômeno religioso para a sociedade brasileira. A laicidade colaborativa brasileira é um modelo para o mundo e os Advogados tiveram um importante papel na sua construção,” complementa Jamylle Leite.

A Advogada finaliza dizendo que é preciso unir forças na promoção e defesa da liberdade de religião e de crença, afinal o(a) Advogado(a) é essencial à promoção da justiça e onde não houver liberdade de religião não haverá Estado de Direito.

Para participar CLIQUE AQUI.