Presidente da OAB Piauí participa de sessão solene em homenagem aos 50 anos da UFPI e aos 90 anos da Faculdade de Direito do Piauí

20 de maio de 2021 às 11:11h

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, participou da sessão solene especial em homenagem aos 50 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e aos 90 anos de criação da Faculdade de Direito do Piauí (FADI). O evento telepresencial foi realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT 22), nesta quarta-feira (19).

A solenidade foi iniciada pela Desembargadora-presidente do TRT 22, Liana Ferraz de Carvalho, que ressaltou, especialmente, a trajetória da FADI e a contribuição da instituição para a história do Piauí, da Universidade e da Justiça do Trabalho piauiense. Para o Presidente da OAB Piauí Celso Barros Coelho Neto, esta é uma justa homenagem pela grande contribuição que as instituições vêm fazendo ao longo dos anos.

“Em nome da OAB Piauí, congratulo os colegas do TRT 22 pela iniciativa da homenagem e parabenizo a UFPI e seu Curso de Direito, que tanto contribuíram com a sociedade e o país pela formação de grandes juristas, muitos dos quais hoje praticam na magistratura os valores forjados na academia. Inclusive, durante Sessão do Conselho Pleno da Seccional, realizada no mês de março deste ano, aprovamos uma Moção de Louvor pelos 90 anos da Faculdade de Direito da UFPI ”, parabenizou Celso Barros Neto.

A homenagem foi proposta pelo vice-presidente e corregedor do TRT 22, Desembargador Francisco Meton Marques de Lima, que durante a solenidade fez um resgate histórico das primeiras faculdades de Direito no Brasil e destacou a importância da UFPI para o progresso do Piauí. “A Universidade vem impulsionando todo nosso Piauí e o Vale do Parnaíba rumo ao progresso, papel que desempenha com esmero, através de dedicados professores e egressos,” pontuou.

A diretora da Faculdade de Direito do Piauí, professora Olívia Brandão, também Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Piauí, pontuou a importância da parceria colaborativa entre as instituições, afirmando que as duas instituições públicas mantêm, ao longo dos anos, uma parceria colaborativa essencial para a transformação da sociedade, para melhoria dos parâmetros de igualdade e oportunidade de acesso à Justiça, sempre comprometidas em elevar o grau de civilidade do povo.

“Esta é uma parceria ímpar, haja vista que o trabalho ocupa a centralidade social e econômica. A parceria é muito forte entre a UFPI, a FADI e o TRT 22, tanto que temos cinco desembargadores deste tribunal graduados pela FADI no quadro docente da faculdade e três deles fazem parte da Justiça do Trabalho”, destacou a diretora.

O reitor da UFPI, professor doutor Gildásio Guedes, agradeceu a homenagem feita pelo TRT 22 e exaltou os bons resultados trazidos pela UFPI e o curso de Direito ao Piauí. “Com a inauguração da Universidade, o Piauí se reinventou. Hoje o estado que vivemos é um lugar melhor que há 50 anos, graças aos profissionais que passaram pelas cadeiras da UFPI. O curso de Direito é um curso de resultados excelentes”, disse o reitor.

O evento também foi prestigiado por magistrados do TRT 22 e por representantes do Ministério Público do Trabalho do Piauí, da Assembleia Legislativa do Piauí e do Tribunal de Contas do Estado.