Piripiri recebe Caravana de Direito Eleitoral pelo Piauí

23 de janeiro de 2020 às 9:23h

Em seu segundo dia (21/01), a Caravana de Direito Eleitoral pelo Piauí percorreu a cidade de Piripiri, levando informações acerca dos temas relacionados às regras a serem aplicadas no pleito eleitoral 2020. O evento ocorreu na Subseção da OAB, presidida pelo advogado Manoel Inácio.

“Tivemos mais um dia positivo, com muita troca de experiências. Falar de Direito Eleitoral, por meio de tantos palestrantes renomados, é consideravelmente relevantes não só para os advogados e advogadas, como para todos os profissionais. Iremos continuar percorrendo o Estado, levando o conhecimento e a qualificação necessária nesta seara do Direito”, ressaltou a Conselheira Federal da OAB e Coordenadora Geral do evento, Geórgia Nunes.

Para o Presidente da Subseção da OAB de Piripiri, Manoel Inácio, ter a Caravana na cidade representa um grande avanço. “Em nome da OAB, gostaria de externar a minha gratidão de receber a Caravana de Direito Eleitoral. Fico feliz em saber que todos nós, advogados, advogadas e sociedade em geral, tivemos a oportunidade de integrar o evento, com o intuito de aprender um pouco mais sobre as atualizações e mudanças no pleito eleitoral 2020. Parabenizo toda a organização responsável pela realização do evento”, destacou.

Na oportunidade, os participantes acompanharam as explanações da Conferência que foi ministrada pela advogada Ana Carolina Cléve, Presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral. A palestra debateu sobre “Reforma, Cenários e Perspectivas das Eleições 2020”.

Em seguida, a Caravana abordou sobre Pré-Campanha, Propaganda e Mídias Sociais. O tema foi conduzido pelo palestrante paranaense Guilherme Gonçalves; pela Conselheira Federal da OAB Geórgia Nunes; e pelo advogado e jornalista Raimundo Filho.

Para o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Piauí, Emanuel Fonseca, “o evento está sendo extrema importância para disseminar informações relevantes em uma área tão atual e que está diretamente ligada aos cidadãos. Organizaremos ainda mais ações para 2020 com foco nas eleições deste ano”, ressaltou.

“Financiamento de Campanha e Prestação de Contas” foi outro tema que ganhou destaque durante a realização do evento. O tema foi abordado pelo Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Piauí, Emanuel Fonseca; pelo Vice-Diretor da ESA Piauí, Tarcísio Barros; e pela contadora e servidora do TRE-PI, Raquel Ferro.

Também integrando a programação, a advogada e Deputada Federal, Margarete Coelho; o juiz Tribunal Regional Eleitoral, Edson Araújo; e o Conselheiro Federal da OAB Raimundo Júnior ministraram sobre “Convenção Partidária, Registro e Impugnação ao Registro de Candidatura”.

Finalizando o dia, o evento foi contemplado com a palestra “Ilícitos Eleitorais e Processo Judicial Eleitoral”. O tema teve como palestrantes o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão; a Vice-Presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Isabelle Marques; e pela Presidente da CAAPI, Andréia Araújo.

A Caravana percorrerá inúmeras regiões do Estado do Piauí e a próxima será a cidade de Água Branca, no dia 30 de janeiro.