Passo a passo para acessar PJe Office após mudanças no sistema devido atualizações

29 de novembro de 2023 às 10:44h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Comissão de Informática, preparou um passo a passo de como acessar o Sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) após as recentes atualizações pelas quais o sistema passou.

PASSO A PASSO

Para fazer uso do sistema o (a) Advogado precisará acessar o site através do navegador Mozilla Firefox. O novo endereço do PJE é: https://pje.tjpi.jus.br . Recomenda-se desinstalar o PJeOffice e instalar o novo PJeOffice Pro, que pode ser encontrado neste link: https://pjeoffice.trf3.jus.br/ . Vá até o final da página que existem links para Windows, Linux e Mac. E então limpe o cachê do navegador.

O acesso é via CPF e senha, no entanto, alguns usuários não conseguem, mesmo trocando a senha. Neste caso a solução é usar o token. Se durante o uso do sistema aparecer erro ao assinar documentos, é necessário atualizar o Java; se não funcionar, reinstale o drive do token.

Outra reclamação dos usuários do sistema é que por vezes surgem dois certificados em seu nome. A solução é usar a opção Windows. E, se toda hora pedir a senha, o (a) Advogado (a) deverá configurar o PJe Office Pro para solicitar senha apenas uma vez.

Para usuários que utilizam MacBook existem 2 versões do PJeOffice Pro. Escolha a correta para o seu tipo de processador.

ATUALIZAÇÃO TRAZ CELERIDADE

Para o Presidente da Comissão de Informática da OAB-PI, Advogado Orlando Ayres, essa nova atualização foi pensada para facilitar o exercício da profissão. “Antigamente, nós sabíamos que para o (a) Advogado (a) fazer uma análise de um processo ou responder um determinado prazo, ele teria que dar carga do processo no Fórum ou no Tribunal, e isso dá uma celeridade, uma comodidade para que a função seja exercida”, explicou o Advogado.

O sistema tem como principal objetivo fornecer aos Advogados uma tramitação segura dos processos, eliminando as tarefas burocráticas que eram exercidas manualmente pelos (as) Advogados(as), membros do Ministério Público, Defensores Públicos e os próprios servidores da Justiça.

Ayres ainda citou que essa nova atualização é importante por conta da segurança no trâmite processual, nos atos processuais e nas decisões contidas no processo. ”Nós sabemos que a digitalização dos processos veio para que o jurisdicionado, o cidadão tenha um acesso de forma séria e eficaz à Justiça, buscando os seus direitos”, finalizou o Presidente.

A mudança no PJe ocorreu via Tribunal de Justiça para que o servidor tivesse mais autonomia e, com isso, tornar as demandas mais céleres. Essa mudança é fruto das reivindicações dos usuários, entre eles Advogados e Advogadas, para que o sistema funcionasse de forma rápida, pratica e menos burocrática, contribuindo assim, para o exercício da profissão.

 

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