Palestra alerta Advogados para a importância da prevenção contra o câncer de próstata

26 de novembro de 2020 às 15:19h

A noite dessa quarta-feira (25) foi dedicada a discutir sobre os cuidados com a saúde masculina, em alusão ao Novembro Azul. A OAB Piauí, por meio das Comissões da Mulher Advogada e de Direito da Saúde, em conjunto com a ESA Piauí, promoveu a palestra “A importância da prevenção ao câncer de próstata”. O evento virtual foi transmitido no canal oficial da OAB no Youtube. O Objetivo foi debater sobre temas relacionados à saúde masculina.

A abertura foi conduzida pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, que enfatizou a preocupação da entidade em atender os(as) Advogados(as) nas mais diversas áreas da vida. “A pandemia veio agravar os problemas que temos historicamente. Apesar disso, a OAB Piauí vem cumprindo o seu papel de, não só agir e atuar em função da Advocacia, mas também de despertar discussões sobre os temas relevantes que dizem respeito à sociedade, como a área da saúde”, disse.

A Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dalva Fernandes, destacou a importância de  debater e levar conhecimento sobre o câncer de próstata para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção. “A política nacional de atenção integral à saúde do homem foi formulada para promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos. No novembro azul, ela busca tornar os homens protagonistas nessa busca pela saúde. O câncer de próstata, depois do câncer de pele, é o mais frequente entre os homens no Brasil. Por isso, a conversa dessas palestras é tão importante”, disse Dalva Fernandes.

Para ministrar as palestras, foram convidados o médico urologista Giuliano Amorim Aita e a psicóloga clínica Lilian Nascimento.  Como mediadores, participaram a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dalva Fernandes, e o Presidente da Comissão de Direito da Saúde e médico, Williams Cardec.

Os convidados colaboraram com discussões sobre os temas “O homem e o tabu em torno do câncer de próstata” e “Saúde mental: paciente e familiares”. Os ouvintes também puderam conhecer a história de Genival de Sousa Lima, que compartilhou um depoimento da luta contra o câncer.

Genival Lima conta que, quando descobriu a doença, ainda não tinha sintomas. Ele ressalta que o apoio da família foi fundamental. “Sempre tive uma família muito presente. Quando completei 50 anos, minha filha me pegou pelo braço e disse que iríamos fazer alguns exames. A princípio, eu relutei um pouco, mas obedeci. Após os resultados, ele me disse que eu teria que fazer tratamento”, relatou.

O convidado ainda destacou que vencer o preconceito é fundamental para detectar a doença precocemente e aumentar a chance de sucesso do tratamento. “O exame de toque ainda é um tabu, muitos homens ainda têm medo. Mas eu sou uma prova viva que vale a pena. Foi através desse exame e, de outros complementares, que foi constatado que eu precisava de acompanhamento. É a nossa vida que está em jogo. Hoje, eu posso dizer a vocês: eu venci”, comemorou.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba