OAB Piauí solicita ao TJ-PI a reativação da Comarca de Curimatá: “O Judiciário precisa se aproximar ainda mais da sociedade”

22 de março de 2022 às 17:21h

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, juntamente com o presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Thiago Brandim, e o prefeito de Curimatá, advogado Valdecir Júnior, estiveram reunidos com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador José Ribamar Oliveira. A reunião aconteceu nesta terça-feira (22/03) e tratou sobre a possibilidade de reativação da Comarca de Curimatá.

De acordo com a Comissão, a desagregação das comarcas é medida essencial para o acesso à Justiça pelo jurisdicionado, que muitas vezes precisa viajar mais de 100 quilômetros para ter uma informação sobre o seu processo ou realizar um ato processual que exija a sua presença.

“É necessário desagregar a Comarca de Curimatá, já que possui uma grande potência econômica, sem prejuízo das demais comarcas, a exemplo de Alto Longá, Redenção, Angical, entre outras, para que o Judiciário se aproxime mais ainda da sociedade”, destacou o presidente da Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

O prefeito Valdecir Júnior também destacou a importância dessa iniciativa. “A presença do juiz na cidade, transmite ao cidadão uma sensação de segurança, trazendo mais tranquilidade nas relações”, reforçou o gestor municipal.

Ouvindo atentamente os anseios da advocacia e da sociedade, o presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira, frisou a importância da reativação da Comarca como forma de levar a justiça para mais perto das pessoas daquela região, garantindo que está empenhado em atender a demanda.

O presidente da Comissão, Thiago Brandim, aproveitou a ocasião e questionou sobre o retorno do atendimento 100% presencial. O presidente do TJ-PI informou que o cronograma, anteriormente dado à OAB, está mantido e que provavelmente até o fim da próxima semana o ato normativo será expedido pelo Tribunal, constando o retorno de 70% do atendimento presencial em 04 de abril e até o fim do mês de abril 100%.

A reunião pautou ainda sobre a conclusão das construções dos Fóruns de Canto do Buriti, onde foi informado que uma nova empresa já está sendo contratada, bem como sobre o Fórum de Demerval Lobão, no qual o processo de registro em cartório já está próximo do fim. O encontro contou ainda com a presença do juiz auxiliar da presidência, Lirton Nogueira.