OAB Piauí realiza visita institucional e reafirma parceria com a SEMEC: “Colaborando com uma educação mais inclusiva”

4 de maio de 2022 às 15:10h

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, estiveram reunidos nesta terça-feira (03/05) com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O encontro teve como objetivo o acesso aos trabalhos desenvolvidos para inclusão de crianças autistas nas escolas da rede pública municipal.

A visita institucional faz parte de uma série de ações encabeçadas pela OAB Piauí em defesa da inclusão social de crianças e adolescentes. Neste caso, a vice-presidente e os membros das Comissões Temáticas atuam para conhecer a realidade vivenciada pelas crianças com Transtorno do Espectro Autista nas escolas.

A vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, reafirmou a parceria entre a Seccional e a Prefeitura de Teresina. “Questionamos quais as soluções a Semec está buscando encontrar para acabar com a greve dos professores e para que seja cumprido o prazo de início das aulas presenciais. O secretário afirmou que as aulas retornam no dia 23 de maio”, pontuou a advogada.

O secretário municipal de educação, Nouga Cardoso, afirma que esse tema é de extrema importância e que, nos dias de hoje, a necessidade de políticas públicas voltadas para a inclusão de crianças dentro do espectro autista é ainda maior.
“Nós implantamos um curso de formação continuada para todos os professores da rede municipal de ensino. Nosso intuito é minimizar a barreira entre professores e alunos. Além disso, a SEMEC vai escolher uma escola da rede e transformá-la em uma escola modelo a ser seguido, uma escola que acolha aluno e família”, destacou.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Comissão Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Rogério Almeida; o membro da Comissão de Direitos Humanos, Adones de Araújo Silva; a secretária-geral da Comissão de Relações Institucionais, Ana Maria Campelo; a coordenadora adjunta da vice-presidência e conselheira seccional, Juliana Oliveira e representantes da assessoria jurídica e assistência social da SEMEC. 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba