OAB Piauí realiza primeiro compromisso legal por videoconferência como medida de contenção ao Coronavírus

19 de março de 2020 às 17:01h

Mais uma vitória para a Advocacia Piauiense. Pela primeira vez no Piauí, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizou o compromisso de novos 12 advogados e advogadas à distância. A solenidade telepresencial aconteceu nesta quinta-feira (19) e foi presidida pelo Secretário-Geral da OAB Piauí, Leonardo Airton.

Em setembro de 2019, o Conselho Pleno da OAB Piauí instituiu e regulamentou a prestação de compromisso legal à distância. A medida é uma das pioneiras das Seccionais do país e foi decidida por meio da Resolução nº 08/2019, após votação unânime durante Sessão Ordinária do Conselho Pleno.

Para o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, a medida representa um avanço para a Advocacia Piauiense. “Estamos inovando frente a essa atual situação que nos encontramos com a pandemia do novo coronavírus. Não podemos paralisar as nossas atividades, tampouco prejudicar os anseios dos nossos colegas advogados e advogadas em ter, de fato, as suas carteiras profissionais. Nosso maior intuito é de facilitar a vida profissional dos advogados e advogadas e essa resolução vem para facilitar a vida dos requerentes que precisam prestar o compromisso legal e, assim, integrar os quadros da OAB Piauí”, frisou o Presidente.

O Secretário-Geral da OAB Piauí, Leonardo Airton, parabenizou os novos compromissos e ressaltou os benefícios da nova modalidade. “É com muita alegria que a Seccional Piauí promove essa solenidade à distância, entregando as carteiras profissionais aos mais novos advogados e advogadas. Este é mais um avanço da Seccional Piauí para atender as necessidades dos profissionais e defender os direitos dos novos advogados e advogadas”, esclareceu.

A nova advogada Caline Carolina Duarte Campos parabenizou a iniciativa da OAB Piauí. “Ingressar nos quadros da Ordem como advogada me deixa muito feliz e orgulhosa. Tendo em vista um momento de pandemia que estamos vivenciando, a OAB Piauí dá um exemplo de responsabilidade e de compromisso com a sociedade e com os advogados e advogadas. Estamos fazendo história, sendo a primeira turma a prestar o compromisso legal por videoconferência”, ressaltou.

Para os bacharéis, aprovados no Exame de Ordem, que necessitem solicitar o compromisso à distância, como medida de urgência, é necessário apresentar um requerimento específico à Secretaria-Geral da OAB Piauí. Isso será possível, após o deferimento do pedido de inscrição pela Segunda Câmara Especializada.