OAB-PI

OAB Piauí realiza IV Seminário de Liberdade Religiosa com presença virtual de grandes especialistas da área

OAB Piauí realiza IV Seminário de Liberdade Religiosa com presença virtual de grandes especialistas da área

28 de junho de 2021

Capacitação para Advocacia e sociedade piauiense. Nesta sexta-feira (25), a OAB Piauí promoveu o IV Seminário de Liberdade Religiosa, que ocorreu de forma virtual, sendo transmitido pelo canal oficial da Seccional no Youtube. A mesa de abertura foi conduzida pela Secretária Adjunta da Comissão de Liberdade Religiosa (CLR) e Coordenadora do evento, Jamylle Torres, que saudou os presentes e ressaltou a satisfação em colaborar na realização de ações de capacitação.

“Por meio desta Comissão, defendemos a mãe de todas as liberdades: a liberdade religiosa. E é com muita alegria que realizamos o nosso IV Seminário de Liberdade Religiosa. Agradecemos a Diretoria da OAB Piauí, na pessoa do Presidente Celso Barros Coelho Neto, por apoiar os nossos projetos, assim como aos organizadores e membros da Comissão pelo empenho, dedicação na realização desse seminário que debateu temas tão relevantes”, disse.

Na ocasião, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, pontuou a importância do Seminário para os estudantes, para a Advocacia e para a sociedade em geral. “O Seminário de Liberdade Religiosa já está entrando em tradição no Piauí e, agora, com o rompimento das barreias, por meio do virtual, todos nós podemos assistir de qualquer lugar. Quero parabenizar e agradecer a coordenação, aos participantes e aos convidados que estiveram aqui durante todo esse momento nos brindando com as suas palavras, que nos motivam à seguir com fé e com esperança em dias melhores”, destacou.

A Secretária da CLR, Priscylla Lustosa, leu o relatório de atuação da Comissão durante a pandemia. “Iniciamos um árduo trabalho em março de 2020, quando enviamos ofício pela adequação de Decreto Municipal, no que tangia a liberdade de cultos religiosos, o que foi prontamente acatado. Desde então, realizamos reunião com o Governador do Estado, programas de TVs e rádio, emitimos parecer técnico, participamos de debates, realizamos o III Seminário e produzimos nota de repúdio. Atuamos para que não houvesse violações ao Direito, sem ignorar a gravidade da situação da pandemia. Seguimos sem medir esforços na defesa da liberdade religiosa”, enalteceu.

Externado a missão da Comissão, o Presidente da Comissão, Cândido Alexandrino, frisou a relevância da realização do Seminário. “O evento foi desenhado com muito carinho, desejamos a todos que acompanharam esse evento sintam-se honrados com tudo o que foi feito para vocês, que foi uma contribuição simples, mas bem trabalhada para que possamos destacar a importância do crer. Gratidão aos presentes”, disse.

Também presente na Mesa de Abertura, o Diretor Financeiro da Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (CAAPI), Josélio Sávio, que também é membro da Comissão, falou sobre a postura da Comissão e agradeceu o empenho dos integrantes. “Nunca se houve tanta necessidade da atuação dessa comissão, como foi nos tempos de pandemia. Essa Comissão tem combatido todos os abusos contra a liberdade religiosa e esse seminário vem para somar com mais conteúdo sobre um tema tão relevante para a sociedade, que é aguardado todos os anos pela sua relevância”, pontuou.

O evento contou com duas palestras, que tiveram como ministrantes, o Bacharel em Teologia, professor e Advogado, Glauco Barreira, falando sobre o “Livre exercício de Culto e a Pandemia do Coronavírus”; e o escritor, Advogado e professor, Thiago Rafael Vieira, explanando sobre “Pedido de audiência à Comissão temática de CIDH- EOA. As Possíveis Restrições à Liberdade de Religiosa”.

Em seguida, o Seminário contou com uma Roda de Conversa com o tema “Reflexos da Pandemia na Liberdade Religiosa”. A mesa foi conduzida pelo Presidente da CLR, Cândido Alexandrino, e contou exposições da Neuropsicóloga, Nennya Cunha, do médico Nefrologista, Andrey Lima, e da professora efetiva da UFPI e Advogada, Cristiane Pinheiro. A debatedora no espaço foi a Advogada Cintia Sá.

Integraram o evento, o Diretor- Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda; o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão; o Vice-Presidente da CLR, Alexandre Ramos; o Sínodo da Igreja Presbiteriana, Emerson Simal; o Advogado e Vereador de Teresina, Ismael Silva; além de Advogados, Advogadas e estudantes de Direito.