OAB Piauí realiza II Ciclo de Palestras em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no dia 24 de outubro; faça sua inscrição

20 de outubro de 2022 às 12:23h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, promoverá o II Ciclo de Palestras com o tema “Há a absoluta prioridade à criança e adolescente – art. 227 CF 1988?”. O evento acontecerá no dia 24 de outubro, das 9h às 12h e das 14 às 17h, no Auditório da OAB-PI e com transmissão pela plataforma Zoom.

O objetivo do ciclo de palestras é debater sobre a qualidade do atendimento às crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade e para isso serão tratados assuntos importantes relativos à saúde, educação, lazer, criação, dentre outros aspectos. O evento tem como público alvo familiares e crianças e adolescentes com transtornos do espectro autista.

O presidente da Comissão de Defesa do Direito da Criança e Adolescente, Rogério Almeida, destacou que esse ciclo será realizado pensando na responsabilidade de todos agirem em prol das crianças e dos adolescentes. “Instituições, como a OAB-PI, governo e a própria sociedade têm a obrigação de proteger os direitos deles. E a nossa casa vem fazendo exatamente isso, quando promove eventos desse porte”, pontuou.

INSCRIÇÕES

Os interessados em participar do evento deverão acessar o site institucional da ESA Piauí e fazer a inscrição por meio do link http://www.oabpi.org.br/esapi/cursos. O investimento é por meio da doação de brinquedos, leite, fraudas ou roupas infantis para o Projeto Faça uma Criança Feliz. Os participantes receberão certificados de 10 horas/aula.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

O ciclo de palestras terá início, às 9h, com a palestra “Quem cuida de quem cuida?”, conduzido pela psicóloga Milena Oliveira e mediado pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo da OAB-PI, Mirna Mouzinho.

Em seguida, às 9h40, a palestrante Germana Castelo Branco, técnica de gerência da educação especial da Secretaria de Educação do Piauí, falará sobre “Os desafios para a educação inclusiva”. A mediação será feita pela conselheira federal da OAB, Jamylle Alencar.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fernando Ferro, conduzirá, às 10h20, a palestra sobre o tema “Os direitos das crianças e adolescentes com deficiência” com a debatedora Danyella Tôrres, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo da OAB-PI.

TARDE

Às 14h, a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PI, Islanny Oliveira, palestrará sobre “Os Direitos Previdenciários das crianças e adolescentes especiais”, com a participação de um convidado (a) da plateia.

A partir das 15h, terá início o círculo de diálogo com o tema “O fortalecimento da Rede de Proteção e sua importância para a proteção integral com absoluta prioridade às crianças e adolescentes”. Os participantes serão: Antônio José, presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente; Socorro Arraes, conselheira tutelar; Jovina Rodrigues, assistente social; Alice Ferreira, advogada; Adriana Airemoraes, advogada; e Rogério Almeida, presidente da Comissão de Defesa do Direito da Criança e Adolescente.

O II Ciclo de Palestras é uma realização da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo, da Comissão da Pessoa com Deficiência, da Comissão de Defesa do Direito da Criança e Adolescente, da Comissão de Direito à Saúde e Comissão OAB na Universidade.