OAB Piauí realiza blitz educativa e lança folder sobre os mecanismos adequados de solução de conflitos

5 de novembro de 2021 às 13:10h

Nesta sexta-feira (05), a OAB Piauí realizou blitz educativa e lançou folder sobre os mecanismos adequados de solução de conflitos. Com foco na Semana Nacional de Conciliação, a ação foi realizada na sede do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Seccional e em parceria com o Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do TJ-PI.

De acordo com a Presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB Piauí, Sara Rejane, a mobilização foi realizada com intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da conciliação para solucionar os conflitos judiciais. “Com esse movimento mostramos para a população que é possível resolver conflitos de outras maneiras, não somente através do Poder Judiciário”, destaca.

A Presidente acrescenta ainda que o folder traz orientações importantes relacionadas à Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem. “O informativo apresenta conteúdos sobre os métodos adequados de solução de conflitos, a diferenciação entre mediação e conciliação, matérias passíveis da mediação, atuação do(a) Advogado(a) na mediação, os benefícios e como proceder para encontrar o atendimento adequado e ter acesso a esses mecanismos de solução de conflitos”, elenca a Presidente.

Para a coordenadora do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do TJ-PI, Lucicleide Pereira Belo, o evento é fundamental para aproximar as instituições. “Sabemos que, em qualquer mediação, é necessária a presença de um(a) Advogado(a). A Advocacia tem um papel muito importante neste cenário, que é mostrar para os usuários do sistema de justiça, de que se trata a conciliação, a mediação e a arbitragem e, ainda, mostrar que existem portas abertas para solucionar o litigio, que não seja o processo judicial”, ressaltou a coordenadora.

SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO
A XVI Semana da Conciliação vai ocorrer de 8 a 12 de novembro de 2021. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.