OAB Piauí participa de vistoria no HUT e pede que diretoria do hospital regularize situação

28 de dezembro de 2023 às 14:07h

Nesta quinta-feira (28/12), o Presidente da Comissão de Direito da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Advogado Williams Cardec, esteve no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizando uma vistoria nos equipamentos e na estrutura da unidade de saúde.

A visita aconteceu em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), representado por seu Presidente, Moura Fé. Segundo o Advogado Williams Cardec, a vista foi motivada pela retirada de equipamentos que realizam exames de imagem, que aconteceu na última quarta-feira (27/12), devido, de acordo com a empresa responsável pelo aluguel, por falta de pagamento por parte da Prefeitura de Teresina.

“Visitamos o HUT por conta da situação relacionada com a falta de insumos e o triste episódio da retirada dos equipamentos usados para a realização dos exames de imagem. Viemos entender o que está acontecendo para ter todas essas situações colocadas no papel para, ao lado do Ministério Público, atuarmos nessa situação, em conjunto ainda com o CRM, como órgão técnico. A vistoria aqui foi realizada para gerar um diagnóstico da situação real, com isso buscaremos as autoridades do ponto de vista jurídico”, explicou Cardec.

Durante a visita, foi verificado que os aparelhos que realizam exames de imagem, que haviam sido retirados, já voltaram a funcionar, foram vistoriadas ainda as unidades de terapia intensiva e a farmácia do HUT, constatou-se ainda a falta de alguns insumos e medicamentos.

Na oportunidade, aconteceu uma reunião com o diretor técnico do hospital, Igor Marcelo, onde a OAB Piauí e o CRM solicitaram a regularização da situação, como destacou o Advogado e médico Williams Cardec.

“Nesta visita conseguimos constatar que houve um retorno dos equipamentos, mas estão em falta alguns medicamentos importantes. Nos deram a previsão para que o estoque destes medicamentos seja regularizado até a próxima semana”, comentou.

A OAB Piauí reafirma o seu compromisso com a defesa dos direitos dos cidadãos e frisa que continuará monitorando a situação da saúde pública na cidade.