OAB Piauí participa de reunião de apresentação do Programa Justiça 4.0

26 de outubro de 2021 às 15:22h

A OAB Piauí, por meio da Comissão de Informática, participou de um encontro virtual nesta terça-feira (26), para apresentação do Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos. O encontro, que reuniu integrantes de unidades do sistema de Justiça de todo o país, foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Programa Justiça 4.0 tem o objetivo de ampliar o acesso à Justiça, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial. O Juízo 100% Digital, o Balcão Virtual e a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) são exemplos de ações que integram o programa, que foi concebido pelo CNJ em parceira com o Conselho da Justiça Federal (CJF) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Representando a OAB Piauí na reunião, o Presidente da Comissão de Informática da Seccional, Helldânio Barros, cobrou ações para diminuir as instabilidades que ocorrem durante a utilização do Processo Judicial eletrônico (PJe). “Fomos informados, durante a reunião, que as instabilidades acontecem devido a uma migração dos dados para um data center mais robusto para suportar a demanda que está ocorrendo. Esperamos que o processo finalize o mais breve possível e que o sistema passe a funcionar com estabilidade bem maior, nos sete dias da semana e por 24h”, destacou.

No encontro, também foi levantada a possibilidade de realizar termos de cooperação entre as entidades participantes para ampliar o Juízo 100% Digital e os Núcleos de Justiça 4.0 e aperfeiçoar o Balcão Virtual, definindo prazos e metas. “Vamos analisar todas as intenções do Tribunal e CNJ no sentido de conseguirmos alcançar um número cada vez maior de pessoas e incluí-las no ambiente digital. O Piauí tem um problema muito grande de rede de internet e estrutura. Os cidadãos não têm acesso a ambientes virtuais e a intenção desses termos é disponibilizar acesso digital a essas pessoas”, explicou o Presidente Helldânio Barros.