OAB Piauí participa de Audiência Pública para debater a importância dos direitos e proteção dos animais em Teresina

12 de dezembro de 2019 às 11:23h

Na manhã desta quarta-feira (11), representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, Juliana Paz, compôs mesa de honra durante a Audiência Pública para discutir a importância dos direitos e proteção dos animais no município em Teresina. A sessão aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Teresina (CMT) e foi proposta pelo Vereador Lázaro Carvalho.

A Audiência teve como objetivo buscar e unir a comunidade com o Poder Público, para juntos poder discutir medidas que visam melhorar as condições de vida dos animais do Estado. Além disso, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil existem 30 milhões de animais em situação de rua, a maioria vítimas de abandono, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Dessa forma, 15% dos cães e gatos sem lar no mundo vivem pelas ruas do Brasil.

Em seu discurso, a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, Juliana Paz, destacou a importância do Dezembro Verde, movimento que nasceu no Estado do Ceará e chama a atenção para a reflexão sobre o abandono dos animais nas ruas.

“O problema com os animais não-humanos em situação de rua é grave e pode chegar a ser caótico. Mas as soluções são simples. Porém, é necessário que as instituições públicas não se omitam em suas responsabilidades. Por isso, é necessário alertar a população e as autoridades sobre o abandono de animais diante das inúmeras estatísticas”, explicou.

A Presidente da Comissão Juliana Paz frisou ainda que “devido às viagens e festas de fim de ano, combinados com as férias escolares, ocorre uma intensificação do desamparo de gatos e cachorros, aumentando a população que se agiganta de animais em situação de rua. Para agravar ainda mais o cenário é também a partir de dezembro que as ONGs enfrentam dois problemas bastante sérios: a chegada de mais animais em decorrência do aumento dos abandonos e a queda na arrecadação financeira”, pontuou.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba