OAB Piauí ocupa primeiro lugar na composição do Conselho Estadual de Direitos da Juventude

4 de agosto de 2022 às 16:50h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, através do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), participou na última terça (02/08) da plenária de ampla concorrência por uma das cadeiras de composição do Conselho Estadual de Direitos da Juventude (CEDJUV-PI). De trinta entidades inscritas, a Seccional foi eleita em primeiro lugar para conduzir a próxima gestão.

O Conselho Estadual de Juventude, vinculado à Coordenadoria de Juventude do Estado do Piauí, tem a finalidade de debater e analisar a situação das juventudes, propor políticas públicas que respondam às demandas de classe com a garantia da sua integração no processo social, político e econômico.

Compete ao CEDJUV também articular com os demais órgãos públicos do estado as ações para a juventude, além de estudar, analisar e propor planos, programas e projetos que podem ser executados pelo Poder Executivo e Legislativo em âmbito estadual.

Na oportunidade, a Conselheira Jovem do CEJA, Camyla Riotinto, representou a instituição. A advogada destacou o apoio da OAB Piauí no processo de inserção no coletivo estadual.

“A intenção é lutar pela melhoria do conselho, promovendo a participação de várias entidades. A OAB é uma das instituições mais importantes e sua atuação é imprescindível nessa composição. Falamos com muito entusiasmo sobre a vontade de debater políticas públicas. Tanto que ficamos em primeiro lugar na votação”, disse.

Camyla acrescentou que o protagonismo da juventude visa somar projetos nas casas legislativas e executivas para a promoção de políticas públicas em benefício da sociedade.

“Juntos com o estado, faremos ações conjuntas, lutando, construindo, propondo, debatendo, planejando e pedindo aos poderes Executivo e Legislativo mais políticas de assistência aos jovens. Essa luta é importante não só para a advocacia, como para toda a juventude do estado”, finalizou a representante da OAB Piauí.

RENOVAÇÃO

O processo de eleição dos conselheiros renova o CEDJUV-PI e inaugura um novo momento na história dos movimentos de juventude do Piauí. O Conselho existe desde 2006, mas essa é a primeira gestão fruto da lei Estadual N° 7.586/2021, que ampliou o alcance das entidades civis a composição do Conselho.

A posse com os membros da sociedade civil, que representam 70% da composição do conselho, incluindo os representantes dos 12 territórios do Estado e do poder público, acontece na próxima semana.

CONFIRA IMAGENS DA VOTAÇÃO