Nesta segunda-feira (16/06), o Conselho Federal da OAB realizou o I Colégio Nacional de Ouvidores da gestão 2025/2027. A OAB Piauí foi representada pelas advogadas Cláudia Martins, ouvidora-geral da Seccional, e Vívian Batista, ouvidora da Mulher.
Durante o encontro, foram debatidos quatro temas centrais: a apresentação dos ouvidores nacionais e da equipe da Ouvidoria Nacional; o funcionamento do Sistema de Ouvidoria; os desafios da transição de gestão com foco na continuidade dos trabalhos e no fortalecimento do Selo de Ouvidoria; além da formalização de um novo colégio de ouvidores.
FORTALECIMENTO
Para a ouvidora Cláudia Martins, o I Colégio de Ouvidores da OAB representa um momento de aprendizado e fortalecimento fundamental para as ouvidorias. “Ouvir relatos, conhecer realidades distintas e compartilhar desafios comuns me fez perceber ainda mais a grandeza e a responsabilidade que é estar à frente de uma Ouvidoria”, ressaltou Martins.
A ouvidora-geral da OAB Piauí também destacou no encontro o seu compromisso em atender as necessidades da advocacia bem como da sociedade, reafirmando a importância das ouvidorias para o estabelecimento de uma escuta ativa para todos.
“Saí do encontro com a certeza de que estamos no caminho certo, mas também com o compromisso renovado de buscar cada vez mais escuta sensível, acolhimento e transparência. A Ouvidoria é, antes de tudo, um espaço de confiança, e esse encontro reforçou a importância de mantê-la aberta, acessível e próxima da advocacia e da sociedade”, complementou Cláudia Martins.