OAB Piauí inaugura sala do Instituto dos Advogados Piauienses e da Academia de Letras Jurídicas

15 de março de 2022 às 12:28h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, conta a partir de agora com um espaço voltado às ações do Instituto dos Advogados Piauienses (IAP) e da Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ). A moderna sala, equipada com computador, impressora e estrutura para reuniões, foi inaugurada quinta-feira (11/03), no decorrer das comemorações em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Durante o evento, o presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, comentou que a instalação dos anexos das Instituições é um marco na história dos 90 anos da Seccional. “Consolida a relação de integração da OAB com as demais instituições no sentido único de beneficiar a advocacia e a sociedade em geral com o acesso às valorosas obras e serviços acadêmicos da Justiça e do Direito”, disse.

Fides Angélica Ommati, presidente da Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ) e Membra Honorária Vitalícia da Seccional OAB-PI, ressaltou que a advocacia é a grande beneficiada com a ampliação dos meios de acesso à literatura jurídica, proporcionada pela Academia de Letras, nesta parceria.

“As Academias são sempre constituídas de pessoas de muito ideal. Somos instrumentos responsáveis por mover as instituições. E aqui, quero agradecer ao presidente Celso por proporcionar esse espaço na sede da OAB Piauí e a todos os presentes que fazem desse momento mais que especial”, ressaltou.

Em seu discurso, Álvaro Fernando Mota, Membro Vitalício da OAB-PI e presidente do Instituto dos Advogados Piauienses (IAP), evidenciou que a integração tem papel fundamental para a ampliação da cultura literária no estado.

“A abertura de uma representação do IAB em Teresina reveste-se de importância pelo peso histórico e de expansão da cultura jurídica da instituição, criada em 1843, apenas 21 anos após a independência política do Brasil”, disse Mota.

A solenidade foi prestigiada ainda pelo 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches; pela vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas; o diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais, Jorge Folena; o diretor-executivo do Sesc PI, Francisco Soares Campelo Filho; e o diretor da Escola Superior da Advocacia do Piauí, Thiago Carcará.

CONTEXTO NACIONAL
Consta que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi fundado por meio de Aviso Imperial assinado por Dom Pedro I, sendo, portanto, a mais antiga instituição jurídica das Américas, com 178 anos. “A entidade contribuiu para a formação do ordenamento jurídico brasileiro, com participação na elaboração do Código Comercial de 1850 e da Constituição Federal de 1891”, escreveu Mota, em artigo.

ACADEMIA COMPLETA 41 ANOS
A Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ) completa em outubro deste ano 41 anos de fundação. A Instituição surgiu em 1981, a partir da iniciativa de um grupo de professores do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí, no sentido de discutir, difundir, incentivar e valorizar a ciência, o ensino e a produção escrita do Direito.