OAB Piauí faz nova reunião com o TJ-PI acerca do atendimento à Advocacia nos fóruns

6 de novembro de 2020 às 12:15h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, participou de uma reunião com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), na manhã desta sexta-feira (06), que teve como pauta a melhoria do atendimento da Advocacia no Fórum Central de Teresina e nas demais Comarcas e Varas do Estado.  Participaram da reunião o Diretor-Tesoureiro e o Presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB-PI, Einstein Sepúlveda; o Presidente do TJ-PI, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, o Juiz auxiliar da presidência, José Airton Medeiros de Sousa, o Assessor da Presidência, José Wilson, o Diretor da STIC do TJ-PI, Assis Campos, além de Advogados e Advogadas.

Representando a OAB Piauí, Einstein Sepúlveda explicou que desde o início da pandemia a Seccional vem buscando soluções para o melhor atendimento da Advocacia e propondo estratégias de enfrentamento à pandemia.

“Estamos aqui reiterando o que já estamos debatendo desde março, início da pandemia. Chegou um “novo normal” que ainda não estamos acostumados e nem nos adaptaremos porque não aceitamos isso. A justiça não pode parar mesmo diante da pandemia, por isso, como representantes da Advocacia Piauiense, agradecemos os esforços do Tribunal, que acatou todos os nossos ofícios enviados, disciplinou portarias para que esse atendimento continuasse. Estamos aqui porque queremos trazer as demandas da Advocacia e melhorar ainda mais o atendimento. Entendemos que os canais estão abertos, o que falta é que estes funcionem efetivamente para que os Advogados(as) possam ser atendidos de forma célere”, disse.

Einstein Sepúlveda destacou ainda que durante a última reunião entre a diretoria da OAB Piauí e o TJ-PI, realizada em  13 de Outubro, foi discutida as medidas para o retorno gradual dos serviços presenciais do Tribunal, observadas as ações necessárias para prevenção de contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19). Após a reunião, o TJ-PI aprovou as novas medidas para melhorar o atendimento a Advogados(as) e modificou na Portaria 2121/2020 que trata sobre as medidas para o retorno gradual dos serviços presenciais do Tribunal. Além disso, ainda no mês de junho, o TJ-PI atendeu pleito da OAB Piauí instituindo atendimento virtual aos Advogados(as) nas unidades judiciárias.

Pleito atendido: TJ edita Portaria autorizando atendimento virtual aos advogados e advogadas nas unidades judiciárias

Pleito atendido: TJPI regulamenta nova forma de acesso de Advogados(as) e amplia número de agendamentos por hora

Diretoria da OAB Piauí se reúne virtualmente com dirigentes do TJ-PI para discutir sobre o funcionamento do Fórum Central de Teresina

O Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, ouviu atentamente os anseios da Advocacia e se comprometeu a levar as pautas à Corregedoria-Geral da Justiça para melhorar os atendimentos.

“Entendemos as demandas dos Advogados(as) e compreendemos, assim como diz a Constituição, que é um serviço essencial à Justiça, por isso, nos colocamos a disposição para melhorar nosso atendimento, até porque prestamos um serviço público que precisa ser eficiente e célere. Considero os pleitos justos e iremos analisar a melhor forma de atendê-los, inclusive, procurando junto ao CNJ para melhorar nossos serviços. Também iremos entrar em contato com os diretores dos fóruns e buscar um melhor atendimento. Não podemos desconsiderar o momento de pandemia em que vivemos e temos buscado soluções de enfrentamento, zelando pela saúde de todos(as)”, finalizou.

 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba