OAB Piauí empossa diretoria da Comissão de Inteligência Artificial e Acompanhamento de Súmulas e Precedentes do Poder Judiciário

8 de dezembro de 2020 às 16:51h

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, deu posse a Presidente e ao Vice-Presidente da Comissão de Inteligência Artificial e Acompanhamento de Súmulas e Precedentes do Poder Judiciário (CIASPJ), Natassia Monte Lima e Frank Lúcio Dantas Noronha, respectivamente. A Solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (08).

O Presidente Celso Barros Coelho Neto parabenizou os empossados e desejou sucesso nas ações institucionais. “Espero que vocês possam fazer um trabalho inédito e que sejam muito bem sucedidos nessa missão que também é nossa. A OAB Piauí se sente honrada em empossar os novos diretores dessa Comissão e tenho a certeza que plantarão bons frutos em prol da Advocacia”, declarou.

O Conselheiro Federal da OAB Thiago Carcará, que foi o requerente proposição de criação da nova comissão, destacou que “ essa nova comissão irá trabalhar para informar a Advocacia sobre discussões de súmulas e precedentes judiciais, cobrar a implementação de entendimentos uniformes pelos juízos a eles vinculados, solicitar a revisão de entendimentos quando necessário, sediar, propor e fomentar debates sobre fixação de teses jurídicas. Além disso, sensibilizar a classe para a observância de tais entendimentos quando da litigância em juízo com o claro propósito de colaborar para a solução judicial e a gestão processual”, disse.

A nova Presidente da (CIASPJ), Natassia Monte Lima, enfatizou que “a Comissão de Inteligência Artificial também visa a ideia de uniformização da jurisprudência, ao utilizar essa parte de inovação tecnológica para poder identificar padrões de julgados, precedentes e, com isso, dá mais celeridade no desenvolvimento da Justiça”.

Agradecendo a oportunidade e falando da nova missão, o Vice-Presidente (CIASPJ), Frank Lúcio Dantas Noronha, ressaltou que a inteligência artificial é uma realidade presente em todas as profissões e não podia deixar de ser diferente na Advocacia. “O Tribunal de Justiça anunciou que em 2021 não irá mais existir processo físico, então, é uma realidade de fato que vai atingir todos os Advogados(as). Por isso, a ideia dessa Comissão, que toma posse hoje, é se reunir e apresentar para a OAB o que for mais útil e eficaz para o trabalho desenvolvido pelos Advogados ao longo de 2021 e nos próximos anos”, agradeceu.

Também participaram da Solenidade o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão e a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Conceição Carcará.