Nesta quinta-feira (31/07) o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Raimundo Júnior, assinou o termo de convênio com a Faculdade Chrisfapi, novo polo de aplicação do Exame de Ordem em Piripiri, Norte do Piauí.
A ação tem o objetivo de assegurar condições mais adequadas de acesso à prova e à carreira jurídica, reduzindo deslocamentos e promovendo maior inclusão para todos. A proposta, formulada pela Comissão de Estágio e Exame da Ordem, submeteu à Seccional um projeto técnico de viabilidade que teve resposta positiva no dia 22 de maio de 2025.
“A Chrisfapi sediará os Exames de Ordem, conforme o termo de convênio agora assinado. Os alunos da região não precisarão se deslocar, nem a Parnaíba, nem a Teresina. Muito feliz, porque era uma luta e um sonho de anos que agora está formalmente materializado. E já teremos para o exame 45, Chrisfapi como sede do local de prova em Piripiri”, destacou Raimundo Júnior.
CONQUISTA HISTÓRICA
A presidente da OAB Subseção de Piripiri, Érica Ribeiro, também ressaltou a importância da conquista: “O que foi realizado aqui hoje, na cidade de Piripiri, celebra um ato muito mais que histórico, porque ele vai reverberar por muitas e muitas gerações. A advocacia de Piripiri veio da Chrisfapi, veio da UESPI, e teve que se deslocar diversos quilômetros para prestar o Exame da Ordem. E, hoje, nós temos a alegria de celebrar que Piripiri será essa sede”, ressaltou.
A presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-PI, Cândida Jorgiane, também participou da solenidade e destacou a relevância do momento. “É uma grande conquista da comunidade acadêmica, dos advogados, da Subseção de Piripiri e dos alunos que aqui residem para realizar a prova que, para muitos, é a mais importante da vida deles”, contou.
FORMAÇÃO JURÍDICA
A diretora-geral da Chrisfapi, Maria do Carmo, reforçou o papel da instituição na formação jurídica da região: “Pela adesão dos alunos ao Direito, pela quantidade de pessoas aprovadas na OAB, a cada ano que sai — essa quantidade de alunos, na média de 70%, 60%, aprovados na OAB —, para nós, na Faculdade Chrisfapi, se renova a responsabilidade do ensino. Então, com todo este contexto que é a Faculdade Chrisfapi, para toda esta região dos Cocais, para alguns ainda que vêm do Ceará, e todos que nos procuram, um momento como este é um marco muito importante”, pontuou.
A OAB-PI reafirma seu compromisso com o fortalecimento da advocacia em todo o estado, especialmente com a futura classe de Piripiri e região. Com condições mais adequadas para o acesso à prova e à carreira jurídica.
A cerimônia contou também com a presença da secretária-geral da OAB-PI, Noélia Sampaio; do diretor-tesoureiro, Rafael Neiva; da diretora-geral da Chrisfapi, Maria do Carmo; do deputado federal Átila Lira; da diretora de Ensino e conselheira seccional da OAB-PI, Ivonalda Almeida; além de representantes da advocacia piauiense, de subseções da OAB, da própria Chrisfapi, bem como de alunos e egressos da instituição.
A cerimônia contou também com a presença da secretária-geral da OAB-PI, Noélia Sampaio; do diretor-tesoureiro, Rafael Neiva; da presidente da OAB Subseção de Parnaíba; do presidente da OAB Subseção de Piracuruca, George Melo; do vice-presidente da OAB Subseção de Parnaíba, Tarciso Teles; do deputado federal Átila Lira; do ex-deputado federal Átila de Melo Lira; da diretora de Ensino e conselheira seccional da OAB-PI, Ivonalda Almeida; além de conselheiros seccionais, representantes da advocacia piauiense, de subseções da OAB, da própria Chrisfapi, bem como de alunos e egressos da instituição.