OAB Piauí declara luto oficial de três dias pela morte de Maria Sueli Rodrigues

26 de julho de 2022 às 19:06h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, lamenta profundamente o falecimento de Maria Sueli Rodrigues de Sousa, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), líder política, advogada e pesquisadora da ciência do Direito.

A OAB Piauí declara luto oficial de três dias pela morte de Sueli Rodrigues. A educadora tinha 58 anos e faleceu nesta terça-feira (26/07), num hospital particular de Teresina, por consequência de uma doença neurológica degenerativa. O velório será realizado no Memorial Esperança Garcia, na capital, espaço cultural que homenageia a escrava reconhecida como a primeira advogada do Piauí.

Maria Sueli Rodrigues de Sousa marca a história da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por ter presidido a Comissão Estadual da Verdade e da Escravidão Negra, entre os anos de 2016 e 2018, período em que organizou o dossiê científico que ganhou notoriedade nacional de Esperança Garcia, símbolo da luta por direitos e da resistência negra.

A advogada integrou movimentos sociais e políticos no estado pautada na defesa dos direitos humanos. Sueli se colocou à disposição da opinião pública e disputou as eleições de governadora (2016) e o cargo de vereadora de Teresina (2020).

Na OAB Piauí, a jurista presidiu ainda a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e colaborou de forma exemplar com palestras na Comissão da Mulher Advogada (CMA) e participação em fóruns temáticos.

Nesse momento de dor e resignação, a Seccional Piauí se solidariza com a família e amigos de Maria Sueli Rodrigues de Sousa e expressa as mais profundas e sinceras condolências.

Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Comissão de Direitos Humanos, Seccional Piauí.