OAB Piauí debate “Liderança Feminina nos espaços de poder” durante o I Encontro Virtual da Mulher Advogada do Nordeste

8 de maio de 2020 às 20:09h

Em uma ação histórica, as Comissões da Mulher Advogada (CMA) da OAB Piauí e da Seccional de Pernambuco, em parceria com as 9 Seccionais nordestinas, realizaram o I Encontro Virtual da Mulher Advogada do Nordeste. O evento aconteceu virtualmente, na tarde desta sexta-feira (08), por meio da Plataforma Zoom.

Durante a abertura, os representantes das nove Seccionais, além das presidentes das Comissões da Mulher Advogada, frisaram a relevância da pluralidade da advocacia, das ações desenvolvidas pelas Seccionais e da união frente à pandemia do novo coronavírus.

Em suas palavras, a Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Daniele Borges, chamou a atenção para a importância do fortalecimento da advocacia feminina em todas as regiões do país. “Estamos enfrentando um cenário difícil e precisamos nos unir para buscar as soluções mais viáveis. Como nordestina, me sinto extremamente feliz pela realização desse evento e por colocarmos em pauta temas tão relevantes e pertinentes em prol da mulher advogada. Nós, mulheres e advogadas, devemos lidar com tudo isso que nos cerca, fortalecendo a nossa classe e enfrentando com as medidas mais razoáveis. Por isso, agradeço a presença de todas vocês aqui e vamos à luta”, frisou.

Presente ao Encontro, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, parabenizou a iniciativa e ressaltou as ações desenvolvidas no âmbito da Seccional Piauiense. “Estamos aqui para integrar mais uma ação propositiva nessa longa caminhada em defesa dos Direitos Humanos, notadamente dos direitos das mulheres advogadas, bem como das mulheres em geral. Apesar de não estarmos todos juntos, estamos nos encontrando virtualmente para deliberar pautas importantes. Temos a esperança de que iremos ultrapassar essa fase e temos a consciência de que todos os representantes do sistema OAB estão imbuídos desse propósito”, destacou o Presidente.

Durante o evento foram debatidos, por meio das mesas redondas, os seguintes temas: “Prerrogativas das mulheres advogadas”; “Mulheres na Política: Importância e Representatividade”; “Advocacia feminina em tempos de pandemia e no pós pandemia”; “A Emancipação da Mulher e seu Protagonismo na construção de uma nova Democracia”; “Os desafios da Advocacia Corporativa para a Mulher Advogada”; “A licença maternidade concedida às advogadas sob a ótica do feminismo jurídico”, dentre outras.

Representando a advocacia piauiense, a mesa 07 do Piauí explanou sobre a “Liderança Feminina nos espaços de poder”. A mesa teve como mediadora a Presidente da CMA da OAB Piauí, Dalva Fernandes. Os debates ficaram sob o comando das palestrantes Alynne Patrício (Vice-Presidente da OAB Piauí) e Élida Fabrícia Franklin (Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí).

Segundo a Vice-Presidente, Alynne Patrício, a presença da mulher tem sido relevante frente à pandemia. “As mulheres advogadas representam hoje 49,9% da advocacia brasileira, mas ainda não conseguem ter a mesma representatividade nos espaços de liderança e de poder dentro do Sistema OAB e no quinto constitucional. Na política, mesmo com as cotas, ainda não conseguimos ter uma representatividade significativa. No entanto, percebemos com essa pandemia o quanto as mulheres são importantes nos cargos de liderança. Os países com os melhores indicadores no combate à Covid-19 são liderados por mulheres, como a Nova Zelândia e Alemanha. Creio que sairemos mais fortes de toda essa crise e com cada vez mais representatividade na advocacia e na sociedade”, frisou.

De acordo com a Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin, “nós estamos prontas para ocupar qualquer espaço, qualquer cargo. Mais do que isso, enfrentar os desafios. Infelizmente, ainda sentimos certa resistência, em virtude de alguns desses espaços terem sido, tradicionalmente, ocupados por homens. Diante desse cenário, devemos, cada vez mais, ocupar esses lugares de poder para que possamos traçar nossas ações em prol do fortalecimento dessa bandeira. Além disso, traçamos um paralelo sobre o Observatório das Candidaturas Femininas com ações que promovemos para a participação política da mulher nos cargos públicos eletivos”, destacou.

Mediadora da mesa, a Presidente da CMA da OAB Piauí, Dalva Fernandes, falou sobre a importância da mesa da OAB Piauí. “É preciso encorajar mais mulheres a saírem das suas zonas de conforto e se lançarem à luta, abrindo caminhos para outras que virão. Essa luta pelos espaços de poder é também uma forma de contemplarmos e agradecermos a todas aquelas precursoras que lutaram e abriram portas para que hoje pudéssemos estar onde estamos”, ressaltou.

Integraram o evento os presidentes das Seccionais Bruno Baptista (OAB-PE); Nivaldo Barbosa (OAB-AL)); Fabrício Castro (OAB-BA); Erinaldo Dantas (OAB-CE); Thiago Diaz (OAB-MA); Paulo Maia (OAB-PB); Aldo Medeiros (OAB-RN); Ana Lúcia Aguiar (Vice-Presidente da OAB-SE); além das presidentes das noves CMA do Nordeste Fabiana Leite (OAB-PE); Ingrid Zanella (Vice-Presidente da OAB-PE); Monique Tenório (OAB-AL); Daniela Portugal (OAB-BA); Christiane Leitão (OAB-CE); Vivian Bauer (OAB-MA); Mônica Lemos (OAB-PB); Marcela Vasconcelos (OAB-RN); e Adélia Moreira Pessoa (OAB-SE). Conselheiras Federais da OAB, Conselheiras Seccionais e advogadas dos nove Estados também prestigiaram o Encontro.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba