OAB-PI solicita criação de novas Unidades Avançadas de Atendimentos da Justiça Federal no Estado

16 de março de 2023 às 15:22h

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, reuniram-se nesta quarta-feira (15/03) com o Diretor e Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária Federal do Piauí, juízes federais, Brunno Christiano Cardoso e Rodrigo Pinheiro do Nascimento, com o intuito de solicitar providências para que sejam criadas Unidades Avançadas de Atendimentos da Justiça Federal nos municípios de Piripiri, Campo Maior, Bom Jesus e Oeiras.

O pedido foi idealizado pelos Conselheiros Mauro Júnior e Wilson Spíndola, e se constitui pela necessidade de interiorização do Poder Judiciário, como um indispensável avanço para efetivação do Direito Constitucional ao acesso à Justiça. Nos municípios de Piripiri, Campo Maior, Bom Jesus e Oeiras não existem instalações da Justiça Federal, com isso, a comunidade da região tem que se deslocar a Teresina, Corrente ou Floriano para poder acessar à justiça.

“O Diretor do Foro, após a solicitação da OAB, destacou que possui total interesse na criação das Unidades, e que não medirá esforços para criação das mesmas, com a coleta de dados sobre o acervo das Varas que serão atingidas”, afirma o Presidente da Seccional, Celso Barros Coelho Neto.

BENEFÍCIO À POPULAÇÃO

“Nesta quadra, em se criando as unidades avançadas, muitos deslocamentos serão reduzidos a zero e em outros deslocamentos, teremos uma redução de até 3⁄4 da distância”, destacam Mauro Júnior e Wilson Spíndola.

Para o Presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Thiago Brandim, as Unidades Avançadas de Atendimento além de beneficiar diretamente a população mais carente que procura um benefício previdenciário e assistencial na Justiça Federal, também trarão um desafogamento das Varas Federais como um todo, especialmente as da capital.

Também esteve presente: a Vice-Presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça, Olívia Brandão.