OAB-PI se reúne com representantes da Justiça de Canto do Buriti e solicita melhorias para advocacia

16 de março de 2022 às 16:24h

A Comissão de Relação com o Poder Judiciário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, reuniu-se nesta terça-feira (16/03), com o juiz titular da Comarca de Canto do Buriti, Mário Soares. Na pauta, foram discutidos o atraso no cumprimento dos atos ordinatórios determinados pelo juízo, o cronograma para conclusão das obras do Fórum da Comarca, a necessidade de realização de um mutirão na secretaria da Vara e a obediência da ordem cronológica de julgamento.

Após as solicitações apresentadas pelo presidente da Comissão, Thiago Brandim, o magistrado destacou que a Vara se encontra em Correição Ordinária até o dia 31 de março, tendo iniciado os trabalhos na terça-feira (15/03). Ele afirmou que efetuará todos os esforços junto à secretaria, para que o setor consiga finalizar os atos ordinatórios de processos mais antigos, sempre com o compromisso de melhorar a prestação jurisdicional como um todo.

O magistrado também ressaltou que o quadro de pessoal é bem inferior à demanda da secretaria. Ele alegou que basta ver os números do acervo no gabinete que conta hoje com 289 processos pendentes, enquanto a secretaria possui 4.162 processos, de modo que se faz necessário a nomeação de novos servidores na Comarca.

O juiz também foi questionado sobre a data de conclusão do Fórum. Mário Soares destacou que a obra está paralisada, ante a rescisão do contrato com a construtora que iniciou as obras, mas que o Tribunal está diligenciando a contratação de uma nova construtora.

Assim, o presidente da Comissão, Thiago Brandim, colocou a OAB/PI à disposição para atuar junto ao Tribunal na nomeação de novos servidores para a Comarca, conforme já solicitado pelo juízo ao Tribunal de Justiça do Piauí. Brandim disse também que vai requerer ao Tribunal a realização de um esforço concentrado a ser realizado na secretaria da Vara, sem olvidar na busca de informações e providências quanto a conclusão das obras do novo Fórum de Canto do Buriti.

Na reunião, estiveram presentes os representantes da Comissão de Relação com o Judiciário, Abelardo Silva e Angélica Coelho. Também participaram do encontro, o secretário-geral da Subseção de São Raimundo Nonato, Yuri Valente; e as advogadas Silvânia Leal e Maraiza Aguiar, conselheira estadual da OAB e vice-presidente da Comissão de Fiscalização de Publicidade Irregular, respectivamente.