OAB-PI se reúne com o TJ-PI para solicitar providências quanto a instabilidade da plataforma do PJe

5 de dezembro de 2023 às 14:18h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Comissão de Relação com o Poder Judiciário (CRPJ) se reuniu com representantes do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), nesta terça-feira (05/12), para encontrar uma solução para a instabilidade do sistema do PJe. Na reunião estiverem presentes o Juiz Auxiliar da Presidência do TJ-PI, Leonardo Brasileiro, e os coordenadores do Núcleo de Tecnologia e Informação das duas instituições para melhores esclarecimentos da situação.

O problema no sistema se deve ao fato de o Processo Judicial Eletrônico (PJe) ter migrado a aplicação do servidor em nuvem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para um servidor em nuvem próprio, que está passando por alguns ajustes. O Presidente da Comissão, Advogado Thiago Brandim, relata esse processo de mudança visa trazer algumas melhorias significativas na redução no tempo de resposta de alguns comandos dentro do PJe e na funcionalidade.

“Entretanto, com o incidente que resultou em problemas técnicos, se impactou direta e negativamente na regular tramitação dos prazos e processos em geral e mais ainda dificultando sobremaneira o trabalho dos(as) Advogados(as) e dos próprios servidores do
Tribunal. Deste modo, pugnamos que essas correções fossem realizadas com a máxima brevidade e que nas próximas mudanças no sistema, a advocacia fosse avisada com mais antecedência, se evitando alterações em um período próximo ao recesso, ainda mais na semana de expedição dos alvarás”, explica o Advogado.

INSTABILIDADE

O acesso ao PJe está inconsistente desde o dia 24 de novembro, quando começou a migração do sistema que visa a melhor otimização dos serviços. No dia 24 e 27 de novembro foram suspensos os prazos, e nos dias 04 e 05 de dezembro foi exarada certidão de indisponibilidade, para minimizar os prejuízos da Advocacia.

O Presidente da CRPJ afirma que foi requerido ao TJ-PI a prorrogação da semana de expedição de alvarás.

PJE NORMALIZADO

Às 11:40 min da manhã desta terça (5) o acesso ao site do PJe via computador foi estabilizado. Por isso, a OAB-PI indica que se algum colega tiver dificuldades, procure a TI da entidade, presencialmente ou virtualmente pelo WhatsApp (86)2107-5821.

Na reunião também estiveram presentes a vice-presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça, Advogada Olívia Brandão; o Secretário-Geral da CRPJ, Advogado Edson Araújo; Advogado Wilson Spindola; o Coordenador de NTI, Fernando Castro, e Rafael Araújo, Coordenador de salas da OAB-PI.