OAB-PI reúne centenas de pessoas na II Conferência Estadual da Mulher Advogada

24 de abril de 2023 às 12:42h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Caixa de Assistência da Advocacia do Piauí (CAAPI), promoveu a II Conferência Estadual da Mulher Advogada. O evento contou com a participação de estudantes, a Advocacia, congressistas e palestrantes de Seccionais de todo o país. A II Conferência teve como tema: Insistimos, Persistimos e Avançamos, Somos Filhas de Esperança.

A abertura ocorreu na noite de quarta-feira(19/04) com a palestra da Conselheira Federal da Bahia, Silvia Cerqueira. Ela falou sobre a importância da presença feminina no âmbito jurídico.

Para Beatriz Sousa, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI e idealizadora da Conferência, o evento superou todas as expectativas da banca organizadora. “O evento foi um sucesso, estivemos com a casa cheia. É necessário que a Advocacia esteja presente em eventos como esse’’, pontuou.

A vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, destacou em sua fala o protagonismo e os desafios do exercício da Advocacia para as mulheres. ”Precisamos enaltecer o reconhecimento da competência e da resiliência das Advogadas em suas ações diárias e em seu mister”, afirmou.

HOMENAGEM

A primeira noite da Conferência homenageou diversas mulheres. Entre as agraciadas estava a Advogada Dalva Fernandes, vice-presidente da CAAPI. Ela recebeu a medalha de “Honra ao Mérito Esperança Garcia”.

“A advocacia feminina tem em Esperança Garcia uma grande referência. Ela nos mostra que, mesmo diante das adversidades e da falta de oportunidades, é possível lutar pelos nossos direitos e pelos direitos das outras mulheres ao nosso redor. Ela nos inspira a sermos corajosas e a usarmos o nosso conhecimento e a nossa voz para promover a justiça e a igualdade”, destacou Dalva Fernandes.

Na ocasião também foi lançado o
E-book “Elas escrevem” da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da gestão 2019-2021, organizado por Dalva Fernandes.

Estiveram presentes:
Silvia Cerqueira, Conselheira Federal da Bahia; Marilena Winter, Presidente da OAB/PR; Daniela Borges, Presidente da OBA/BA; Tatiana Costa, Vice-presidente da OBA/MA; Raylena Alencar, secretária-geral da OAB-PI; Cristiane Damasceno, Conselheira Federal; Synia Gurgel, Conselheira Federal; Elida Fabrícia, Conselheira Federal; Isabella Paranaguá, Conselheira Federal; e outras.