OAB-PI recebe ministra Margareth Menezes e inaugura busto de homenagem à Esperança Garcia

7 de março de 2023 às 15:15h

Nesta terça-feira (07/03), a Ministra da Cultura Margareth Menezes esteve presente na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí. A Ministra participou do evento em homenagem à Esperança Garcia, considerada a primeira advogada do Brasil. Na oportunidade, foi inaugurado um busto da piauiense na OAB-PI, que ficará guardado no memorial da instituição.

Para Margareth Menezes, a obra é uma homenagem para todas as mulheres negras do Estado. “Eu como mulher negra, nordestina, artista, me sinto homenageada e essa homenagem também é a inspiração que renova os desejos de pautas de uma sociedade mais justa e igualitária, e que respeita aos direitos humanos”, afirmou.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, ressaltou a importância da história de Esperança. “A simbologia da Esperança Garcia de ser advogada revela a todos nós que o protagonismo da mulher é constante em nossos estados há muitos séculos”, relatou.

Para a Vice-presidente, Daniela Freitas, este momento foi um grande marco para a Advocacia piauiense. “O busto de Esperança Garcia simboliza toda uma de luta de protagonismo e de esperança para toda a advocacia, em especial para as mulheres Advogadas negras. Então, Esperança Garcia é a nossa inspiração, ela é o nosso mártir. Ela é a nossa referência de todas as lutas, de toda a coragem que as mulheres Advogadas têm e possam ter para conquistar seus espaços”, concluiu.

Beatriz Sousa, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI, esteve presente no evento e ressaltou a importância do encontro. “Nesse mês especial para as mulheres, a OAB-PI em parceria com o governo do Estado, homenageou todas as Advogadas do Brasil, através de Esperança Garcia, mulher negra e escravizada, símbolo da luta por direitos e da resistência negra. Nossa luta é pela equidade de gênero e os espaços de representação precisam de representatividade feminina e quando a OAB atua nesse sentido, reforça seu papel de relevância junto à advocacia e à sociedade”, mencionou.

OBRA DE ARTE

O busto foi doado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult). A obra foi esculpida pelo artista piauiense, Braga Tepi. “Para celebrar essa nova morada, temos aqui o busto, onde o Governo do Piauí convidou, para reconhecer o artista clássico piauiense, para produzir essa obra de arte e fará morada tanto aqui na sede, como na sede nacional da OAB”, comenta o secretário de cultura, Carlos Anchieta.

A Ministra foi recebida pela comunidade quilombola Mimbó, com música e danças tradicionais do quilombo. “Tivemos todo esse esforço para registrar nossa história, os nossos heróis e às nossas heroínas de todas as artes para que o nosso povo conheça a nossa história, tenha orgulho da nossa história, porque um povo que não tem orgulho da sua própria história dificilmente se desenvolve” declarou o governador do Estado, Rafael Fonteles.

HISTÓRIA

Esperança foi uma mulher negra, escravizada na região de Oeiras, Sul do Piauí, no século XVIII. A mulher que lutou por direitos teve sua natureza jurídica percebida logo cedo, quando escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam. Em novembro de 2022, o Conselho Federal da OAB reconheceu Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil.

Estiveram presentes: Governador Rafael Fonteles e a primeira-dama Isabel Fonteles; o Vice-governador Themistocles Filho;  Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Franze Silva; Ex-governadora do Estado, Regina Sousa; Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes; Prefeito municipal de Teresina Doutor Pessoa; Procurador-geral de Justiça do Piauí Cleandro Moura; Defensor-público geral do Estado, Erisvaldo Marques; Deputado estadual Fábio Novo;  Secretário de Estado de Governo, Marcelo Nolleto;  Secretária de Estado da Mulher, Zenaide Lustosa; Secretária de Estado das Relações Sociais, Nubia Lopes; Superintendente da Igualdade Racial, Assunção Aguiar; Fides Angélica, representando os ex-presidentes da OAB-PI; diretor-tesoureiro da OAB-PI, Marcus Nogueira; Conselheiro federal da OAB-PI, Carlos Júnior; Conselheira federal da OAB, Elida Franklin; Conselheiro federal da OAB, Shaymmon Sousa; a Advogada Andrea Marreiro; o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Talmy Tércio; Artista plástico Braga Tepi; Conselheira federal da OAB, Isabella Paranaguá; Presidente da Comissão da Mulher da OAB-PI Beatriz Souza;  Advogada Lêda Eulálio, representando a ESA Piauí.