OAB-PI realiza o 1º Seminário de Arbitragem do Estado: “Temática atual e necessária”

5 de agosto de 2022 às 19:49h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, realizou o 1ª Seminário de Arbitragem do Estado. O evento aconteceu em parceria com a Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-PI), a Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA) da OAB-PI, a Comissão de Direito Empresarial, Compliance e Governança Corporativa e a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem.

O presidente da Ordem, Celso Barros, abriu a manhã de palestras falando da importância do debate. “A mediação e a arbitragem não devem ser vistas como o futuro e sim, como o presente. O que nós pudermos fazer para difundir essa temática, bem como seus aspectos e sua importância, assim o faremos”, destacou.

“Esperamos que com essa discussão de hoje possamos avançar mais com uma perspectiva diferente. Em vários casos, mediar se faz necessário. Quanto mais pessoas esclarecidas do assunto, melhor”, disse o diretor-geral da ESA-PI, Thiago Carcará.

A presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Sara Fonseca, assinalou a importância de fomentar eventos dessa natureza.

“A arbitragem se revela como um método eficaz e célere de resolução de conflitos tendo como principal vantagem a confidencialidade do procedimento. A arbitragem tem se desenvolvido bastante no Brasil e certamente é uma área promissora para os advogados (as), especialmente para os que atuam na área empresarial”, frisou Sara Fonseca.

Para Leandro Lages, presidente da Câmara de Arbitragem da OAB Piauí, o evento representa um marco na arbitragem no Piauí. “Pela primeira vez grandes nomes do cenário nacional debateram o assunto em nossa OAB-PI e apresentaram boas perspectivas de crescimento da área”, ressaltou o advogado.

Participaram do evento: Leandro Lages, presidente da Câmara de Arbitragem da OAB-PI; Armando Rovai; Sarah Fonseca, presidente da Comissão de Arbitragem OAB-PI; Henrique Lenon, professor  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Fábio Miranda, presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB-PI; Lio Bocorny, Membro da Comissão Nacional de Arbitragem do CFOAB; Denis Cavalcante, presidente da Fecomércio-PI; Alexandre Magalhães, Membro da Comissão Nacional de Direito Societário; e Rômulo Mariani; doutor em Direito pela USP.