OAB-PI realiza evento “Julho é das mulheres negras: uma roda de conversa sobre protagonismo feminino, racismo e violência doméstica”

26 de julho de 2022 às 10:24h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, através das Comissões Temáticas e em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPI) e a Escola Superior da Advocacia (ESA), realizará o evento “Julho é das mulheres negras”. As palestras acontecerão na próxima quarta-feira (27/07), às 19 horas, no auditório da OAB-PI.

O evento é uma alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho. A realização é em conjunto com as Comissões da Mulher Advogada, Comissão da Igualdade Racial, Comissão da Verdade e da Escravidão Negra no Brasil, Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Apoio à Vítima de Violência

“Esse será um encontro especial. Teremos palestras sobre o racismo, a violência contra a mulher e o protagonismo feminino. São temáticas que precisam ser discutidas e aprofundadas por nós, mulheres”, afirmou a presidente em exercício da OAB-PI e também palestrante do evento, Daniela Freitas.

O PROTAGONISMO DAS MULHERES NEGRAS

A vice-presidente em exercício da Ordem, Raylena Alencar explicou a importância de debater a temática. “Temos números que apontam que as mulheres negras são as principais vítimas de violência doméstica. É questão de necessidade debatermos sobre isso. Vamos também exaltar todo o protagonismo das mulheres negras diante da sociedade”, destacou.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada e organizadora do evento, Beatriz Sousa, pontuou que o objetivo é dar voz às vivências femininas. “Mais da metade da população de mulheres brasileiras é negra, e essa maioria enfrenta uma sociedade patriarcal e racista. É preciso que as instituições estejam atentas para trazer à tona esse debate, com o intuito de fortalecer a apoiar cada vez mais a luta da mulher negra”, concluiu.

Na ocasião, também acontecerá o lançamento do livro “Mulheres Negras: protagonismo feminino, trajetórias e desafios”, de coautoria de Daniela Freitas, que coleciona artigos de mulheres do país inteiro, das mais diversas áreas, abordando as lutas, superações e conquistas das mulheres negras.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Tema: Mulheres negras: protagonismo feminino, trajetórias e desafios.
Palestrante: presidente em exercício da OAB-PI, Daniela Freitas.

Tema: Racismo e responsabilização de racistas no mercado de trabalho.
Palestrante: Presidente da Associação de advogados trabalhistas do Estado do Piauí (AATEPI), Noélia Sampaio.

Tema: Violência contra mulher: mulheres negras são principais vítimas
Palestrante: Presidente do Instituto Esperança Garcia, Andreia Marreiro.