OAB-PI realiza ação solidária e beneficia dezenas de famílias desabrigadas por conta das enchentes em Teresina

5 de março de 2022 às 17:15h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizou a ação solidária da OAB Cidadã: SOS Desabrigados, neste sábado (05/03). Dezenas de cestas básicas foram distribuídas para as famílias que se encontram desabrigadas e em situação de vulnerabilidade por conta das fortes chuvas e enchentes da zona Norte de Teresina. A ação aconteceu na Unidade Escolar Nova Brasília.

Para a vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, esse trabalho, em parceria com diversos órgãos, é vital para as famílias beneficiadas. “Estamos aqui para ajudar a suprir as necessidades momentâneas dos desabrigados. Cada atendimento que trouxemos tem uma especialidade, para melhor atender de forma específica a todos os presentes”, destacou a vice-presidente.

A secretária-geral da OAB Piauí, Raylena Alencar, destacou a importância da realização de uma ação como essa. “Já havíamos feito um levantamento para saber o que as famílias estavam precisando. E hoje, através das Comissões Temáticas, viemos trazer o amparo para essas famílias. É nosso dever, enquanto instituição, estar sempre com os olhos voltados para sociedade. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”, afirmou. Foram doados alimentos, produtos de higiene, roupas, brinquedos e materiais escolares.

DIVERSOS SERVIÇOS OFERECIDOS

A dona de casa Mônica Silva agradeceu a ação realizada. Ela deu à luz ao quarto filho e foi direto para a escola, pois já estava desabrigada.

“Meu filho nasceu dia 01 de janeiro. Assim que recebi ele nos braços também recebi a notícia que a chuva tinha destruído minha casa, por isso, vim direto da maternidade, já para a escola. Saber que existem pessoas que olham para gente como ser humano e resolvem ajudar, como a OAB está fazendo hoje, me emociona, pois precisamos muito”, disse Mônica Silva.

Além das doações, atendimentos médicos foram disponibilizados, tais como, clínico-geral e pediatria. A Fundação Wall Ferraz também esteve com uma grande equipe realizando cortes de cabelos (feminino e masculino), esmaltação e designer de sobrancelhas. Representantes do CRAS Norte II estiveram realizando cadastros e atualizações do Cadúnico das famílias. A coordenadora da renda mínima do Cras, Vanusa Paula, também esteve presente.

APOIO DAS COMISSÕES

A Comissão de Promoção da Cidadania, presidida pela advogada Conceição Carcará, abraçou o projeto desde o início e teve um papel fundamental para que a ação fosse realizada. “Quero expressar meu agradecimento, em especial, à Conceição Carcará. Ela tem muita experiência na condução de ações como essa e nos orientou com muita sabedoria. As coordenadoras adjuntas da vice-presidência, Vanessa Soares, Natália Silvia e a nossa conselheira seccional, Juliana Oliveira, trabalharam com muita dedicação para que tudo desse certo. Registro aqui meu agradecimento”, afirmou a vice-presidente Daniela Freitas.

Parte essencial do evento foi construída através da atuação das Comissões Temáticas. Estiveram presentes o presidente da Comissão de Direitos Humanos, advogado Thiago Vale, o presidente da Comissão de Direito Desportivo, advogado Alisson André e a vice-presidente da Comissão do Direito da Criança e do Adolescente, advogada Jéssica Teixeira. Também esteve presente, a advogada Natália Silva, presidente da Comissão da Igualdade Racial; a advogada Luana Barroso, secretária-adjunta da Comissão de Prerrogativas; o vice-presidente da Comissão de Parcerias Público e Privadas, Messias Rodrigues e o secretário-geral da Comissão de Direito Previdenciário, Airton Dias.

A OAB- PI agradece a parceria com as empresas e órgãos que contribuíram para que essa ação acontecesse: Prefeitura de Teresina, Fundação Wall Ferraz, Serviço Social da Indústria (SESI), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi),Rei do tênis, Faculdade CET, Jack Joias, Casa de Passagem, Clínica Pedro Freitas, Produtos Hidrofolhas e Imediata distribuidora.