OAB-PI promove live sobre “Como Advogar no Direito Religioso”; assista ao debate

1 de junho de 2023 às 13:44h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoveu uma live para debater sobre os desafios e oportunidades para quem pretende investir na carreira profissional na área do Direito Religioso. O evento foi realizado nesta quarta-feira (31/05), às 9h, e já está disponível no YouTube da OAB-PI.

A palestra foi mediada pela Advogada Jamylle Alencar Leite, Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa e ministrada pelos Advogados Thiago Rafael Vieira, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), e Cândido Alexandrino, ex-Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Piauí.

Os palestrantes discutiram sobre a autonomia constitucional do Direito Religioso; a advocacia interna: Estatuto Social (importância, como se elabora, etc); a advocacia externa: Direito Eclesiástico, Direito Tributário, Direito do Trabalho, entre outros.

ASSISTA

DIREITO RELIGIOSO

A Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Jamylle Leite, comentou sobre as ações da Comissão.

“A nossa missão é a defesa da liberdade religiosa. Um dos meios de fazermos isso é através da realização de eventos nos quais compartilhamos conhecimento com os advogados do Piauí acerca do Direito Religioso, para que prestem serviços de excelência às mais variadas denominações religiosas presentes no nosso Estado, afinal o exercício da advocacia é um dos meios de se defender e promover a liberdade religiosa”, afirmou Jamylle Alencar.

Já o Advogado Thiago Rafael falou sobre a autonomia vertida em diversos dispositivos constitucionais e no ordenamento jurídico com relação ao Direito Religioso.

“Como área autônoma deve ser estudada, investigada, aplicada e praticada na comunidade política. Advogar em direito religioso é auxiliar a administração da justiça naquilo que é mais sagrado para a grande maioria dos brasileiros: a fé. Obrigado, OAB-PI por promover tão importante tema”, pontuou o Thiago Rafael.

E o Advogado Cândido Alexandrino frisou na necessidade que os líderes religiosos têm de se aprofundarem cada vez mais na literatura jurídica. Além disso, Alexandrino defendeu a participação de mais Advogados no Direito Religioso.

“Atualmente nós precisamos operadores do direito para entender a necessidade de valorizar e defender a autonomia do Direito Religioso. Ontem participei de uma audiência e é necessária a atualização da gestão interna das igrejas. Não apenas organização, funções, mas verdadeiramente buscando informações. É necessário que os nossos líderes se aprofundem cada vez mais na literatura de graça”, completou Cândido Alexandrino.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba