OAB-PI participa do lançamento do Pacto Nacional de Consciência Vacinal

10 de maio de 2023 às 15:33h

Nesta quarta-feira (10/05), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, participou da solenidade de adesão ao Pacto Nacional de Consciência Vacinal. Promovido pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), o evento integra as ações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o objetivo conscientizar a população acerca da importância da vacinação para a prevenção de doenças.

A Vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, esteve presente e comentou sobre a participação da Seccional em prol da conscientização vacinal. “A própria Comissão de Direito de Saúde da OAB já vem dialogando com a coordenação geral das comissões temáticas para que a gente possa desenvolver um trabalho neste mesmo sentido. Como somos parceiros do MPPI nesta campanha, iremos levar essa conscientização aos pais que precisam levar as crianças para se vacinarem”, pontuou.

O pacto também incentiva uma atuação coordenada e nacional em parceria com órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública em defesa da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo Brasil.

“O Ministério Público do Estado do Piauí foi um grande protagonista da campanha de vacinação em 2020 e hoje estamos lançando um pacto não apenas da Covid, mas de todas as vacinas que temos no mercado”, destacou o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura.

A vice-presidente da Comissão de Apoio à Vítima de Violência, Luana Barroso, também participou da solenidade.

Participaram do momento, firmando o compromisso, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Hilo de Almeida; a Defensora Pública-Geral, Carla Yascar; a Vice-Presidente da OAB-PI, Daniela Freitas; representando a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), a diretora de Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves; o Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Ari Ricardo Ferreira; a Vice-Presidente do Conselho de Secretários Municipais do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Feitosa, o Presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), Dagoberto Barros da Silveira; o Presidente do Conselho Regional de Profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-14), Rodrigo Amorim; o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PI), Antônio Neto; o Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Maurício Queiroz Ribeiro; a Coordenadora do Comitê de Saúde do Piauí, Marina Barros Mendes; e o Primeiro Secretário do Conselho Estadual de Saúde, Emídio Marques.