OAB-PI participa do 2º Colégio Nacional de Ouvidores do Sistema OAB: “Na busca por soluções”

5 de julho de 2022 às 14:13h

Aconteceu na última quarta-feira (29/06), o 2º Colégio Nacional de Ouvidores do Sistema OAB. Representando a Seccional, o ouvidor-geral da OAB Piauí, Rodrigo Vidal, esteve presente juntamente a ouvidora adjunta da mulher, Daniela Francatti e a analista da ouvidoria, Maria Tereza. O evento aconteceu pela plataforma Zoom.

“Deliberamos pautas nacionais, como a necessidade de uma estrutura mínima para a instalação e o bom funcionamento das ouvidorias, a atuação interligada do sistema, o treinamento e a capacitação anuais aos colaboradores das ouvidorias. Inclusive, já temos uma estimativa de que acontecerá em agosto o I Colégio Estadual de Ouvidores da OAB-PI”, afirmou o ouvidor-geral da Seccional, Rodrigo Vidal.

O vice-presidente em exercício da OAB Nacional, Rafael Horn, destacou a importância das atividades que as ouvidorias têm em todo território nacional e pontuou o caráter de inovação que, segundo ele, é a tônica desta gestão.

“Trago o abraço da diretoria nacional da Ordem e aproveito para externar mais uma vez, o apoio do Conselho Federal ao sistema de ouvidorias. Trata-se de um conjunto de importantes ferramentas e estruturas de escuta dos profissionais da advocacia, de modo a compreender e buscar soluções para os principais problemas enfrentados no dia a dia”, disse Horn.

“É um papel extremamente central ouvir a advocacia e levar os principais pleitos às respectivas diretorias. São atribuições que, quando bem desempenhadas, ajudam inclusive na formatação das melhores práticas para a classe. Por isso, é um papel que envolve representatividade, até porque o bom gestor de Ordem deve andar lado a lado com sua ouvidoria”, lembrou o ouvidor-geral da OAB Nacional, José Augusto de Noronha.

Um dos pontos debatidos, aprovado no colégio anterior, foi o andamento da implementação da Ouvidoria da Mulher em todas as Seccionais do Sistema OAB, devidamente vinculadas às ouvidorias-gerais. Ao final do encontro, foi aprovada a carta do 2º Colégio Nacional de Ouvidores do Sistema OAB.