OAB-PI participa de solenidade em comemoração ao Dia do Conciliador e Mediador Judicial e Extrajudicial no TJ-PI

16 de dezembro de 2022 às 8:30h

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) em referência ao Dia do Conciliador e Mediador Judicial e Extrajudicial, comemorado nesta quarta-feira (14/12), realizou uma solenidade em homenagem aos profissionais da mediação, no pleno do Palácio da Justiça Piauiense.

Na oportunidade, o presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira, entregou um certificado de agradecimento aos mediadores e conciliadores judiciais e voluntários no âmbito do Poder Judiciário piauiense, além de destacar a importância da conciliação e mediação para a solução de conflitos.

“Quero dizer da alegria e da satisfação de estar aqui neste momento presidindo este ato. Lembro que na gestão do desembargador Erivan Lopes levei o projeto de criação do Nupemec e a criação do Cejusc segundo grau, além da criação de diversos Cejusc’s em várias cidades do Piauí. Desde de então, o papel dos Cejusc’s vem crescendo no âmbito do Poder Judicial, graças à dedicação de várias pessoas na missão de mediar. Quero parabenizar os conciliadores e mediadores pelo dia de hoje, uma comemoração merecida. Meus agradecimentos a todos envolvidos nesse importante trabalho”, relatou.

CONCILIADORES E MEDIADORES: AGENTES DE PACIFICAÇÃO SOCIAL 

Durante o evento, Sara Rejane Pereira Fonseca, presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CMCA) destacou a política pública de tratamento adequado de solução de conflitos como um novo modo de fazer Justiça.

“Eu me sinto muito honrada por estar aqui em nome da OAB-PI. Parabenizo a iniciativa deste Tribunal em realizar essa homenagem que enaltece e valoriza o trabalho desses profissionais que exercem um papel fundamental na política pública de tratamento adequado de solução de conflitos que, cada vez mais, está ressignificando os conflitos na sociedade, gerando pacificação social e construindo um novo conceito de Justiça, célere econômica e acessível”, ressaltou.

O advogado e mediador Rogério Almeida, um dos homenageados, disse que todos os mediadores estão felizes em serem reconhecidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

“O mediador tem um papel importante na transformação e resolução de conflitos. Representa a quebra de paradigma da resolução contenciosa, litigiosa para o diálogo para que as partes envolvidas em processos sejam as protagonistas da resolução e possam assumir através do diálogo a composição e resolução de um conflito. Feliz pelo reconhecimento do papel importante dos mediadores judiciais voluntários que trabalham para a cultura da paz”, destacou.

Participaram também da solenidade o advogado Leandro Lages, presidente da Câmara da OAB-PI e a advogada Jossany Martins, secretária-geral da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-PI.

Ao final do evento o público assistiu ao show de humor promovido pelo humorista Vinícius Karcan.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba