OAB-PI participa de homenagem à Advocacia Trabalhista durante sessão solene na Alepi

26 de junho de 2023 às 12:57h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, participou, nesta segunda-feira (26/06), da sessão solene alusiva ao Dia Estadual da Advocacia Trabalhista, comemorado dia 20 de junho. O Presidente da OAB-PI, Advogado Celso Barros, participou da solenidade e enalteceu a importância da data para a Advocacia.

“É com muita honra e júbilo que a Ordem dos Advogados do Brasil enaltece a Advocacia Trabalhista nessa simbologia de outorgar o dia 20 de junho como o Dia da Advocacia Trabalhista. Esse dia também podemos chamar de Dia da Justiça, Dia da Consolidação do Direito dos Trabalhadores. Quanto mais Advogados e Advogadas Trabalhistas nós tivermos, mais segurança de que teremos uma Justiça do Trabalho mais forte e pujante”, frisou Celso Barros.

O Advogado Carlos Henrique, presidente da Atepi (Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí), também esteve presente na solenidade e foi o primeiro orador da sessão. Durante sua fala, ele destacou que atualmente a Advocacia Trabalhista representa 30% da Advocacia no Piauí.

“Temos um papel importantíssimo para dirimir os litígios entre o capital e o trabalho. Nos últimos anos, a Advocacia Trabalhista tem sentido alguns golpes, como a reforma trabalhista. Temos também algumas decisões no Supremo que esvaziam a competência do trabalho e é, por isso, que datas como essa, onde se reúnem atores da Justiça do Trabalho, é de fundamental importância para mostrarmos a força da Justiça do Trabalho e da Advocacia Trabalhista”, pontuou Carlos Henrique.

PAPEL DA ADVOCACIA TRABALHISTA

A Advogada Noélia Sampaio, representando a Associação Brasileira de Advocacia Trabalhista, também esteve presente na sessão solene e foi a segunda oradora. Em sua fala, ela frisou que este é um dia feliz para a Advocacia Trabalhista e espera que a data se repita todos os anos.

“É um dia de relembrar as lutas e de comemorar o que foi adquirido, mas não esquecer que ainda temos muitas lutas pela frente, porque nós sempre temos reformas, de 2017 para cá foram muitas, e sempre que tem se prejudica direitos do trabalhadores, A Advocacia Trabalhista está muito feliz e espera que se comemore todos os anos esta data”, acrescentou a Advogada.

Compuseram a Mesa de Honra dessa sessão histórica o Coordenador da Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia (ADJC), Herbert Maciel; representando o presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi), o diretor executivo Rafael Correia; presidente da Comissão do Direito do Trabalho da OAB-PI, Wladimir Mesquita; presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí (AATEPI), Carlos Henrique Alencar; advogada e representante da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Noélia Sampaio; procurador chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Edno de Carvalho Moura; superintendente do Ministério do Trabalho, Adriana Saraiva de Sá; presidente da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB), Celso Barros Coelho; Juiz do Trabalho, Ferdinan Gomes dos Santos e o Desembargador do Trabalho, Francisco Meton Marques.