A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), por meio da Comissão de Liberdade Religiosa, realizou, nesta quinta-feira (19/12), a inauguração da Casa de Oração, anteriormente conhecida como Capela de Santo Ivo, na Sede da Seccional.
A revitalização da capela é idealizada com o intuito de promover o respeito às múltiplas expressões de fé, oferecendo um ambiente de reflexão aos seus visitantes.
O Advogado Celso Barros Coelho Neto, Presidente da OAB-PI, comemorou a inauguração do espaço e destacou o compromisso da Seccional com a liberdade de crença. “A revitalização deste ambiente é mais do que uma obra física; é um gesto concreto de promoção da harmonia e do diálogo inter-religioso, valores indispensáveis para a advocacia. Aqui, cada visitante encontrará um lugar de acolhimento, reflexão e respeito às múltiplas expressões de fé”, comentou Celso Barros.
A celebração foi realizada pelo Diácono Marcos Vinícius dos Santos, que abençoou o novo espaço.
Durante o evento, a Advogada Daniela Freitas, Vice-presidente da OAB-PI, proferiu palavras de união e espiritualidade, destacando a importância da fé como alicerce para a busca da justiça.
“Celebramos a inauguração deste sagrado espaço, erguido para acolher a busca incessante da paz interior. Entre estas paredes, que a serenidade se instale em nossos corações e que a Casa de Oração seja um testemunho vivo da nossa busca pela justiça e pela harmonia”, ressaltou Daniela Carla Gomes.
CARTILHA LIBERDADE RELIGIOSA PARA TODOS
A cerimônia contou também com o Lançamento da Cartilha “Liberdade Religiosa para Todos!” em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) e com apoio da Comissão Especial de Liberdade Religiosa da OAB Nacional (CFOAB). O material busca orientar e facilitar a compreensão sobre os aspectos legais da liberdade religiosa. O conteúdo foi organizado pela Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Jamylle Alencar Leite, e pelo Presidente do IBDR, Thiago Rafael Vieira.
“Quero agradecer ao Presidente Celso Barros, a Vice-presidente Daniela Freitas e a todos os envolvidos que tornaram essa celebração possível e que apoiaram na confecção e lançamento da nossa cartilha. Quando assumimos a comissão, nos comprometemos com a defesa da liberdade religiosa e neste ato reafirmamos nosso trabalho em construir um ambiente que respeite a liberdade religiosa e a dignidade humana,” falou Jamylle Alencar Leite.