Na terça-feira (22/07), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), a audiência pública “Construção das Metas Nacionais para o Ano de 2026”, com foco no tema “Promover os Direitos dos Idosos”. O evento teve como objetivo fortalecer a proteção dos direitos da pessoa idosa no estado e reafirmar o compromisso das instituições com a dignidade e o respeito a essa parcela da população.
O presidente da Seccional piauiense, Raimundo Júnior, e o vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Leandro Piauilino, participaram da abertura da audiência, que foi conduzida pelo presidente do TJ-PI, desembargador Aderson Nogueira.
DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Durante o encontro, o presidente Raimundo Júnior destacou a relevância da pauta e o papel da advocacia na defesa dos direitos fundamentais da pessoa idosa.
“Mais um evento importante em parceria com o Tribunal de Justiça, que vem promovendo políticas sociais interessantes. A Ordem se faz presente para discutir essa bandeira extremamente importante. A OAB vai sempre contribuir com o Tribunal, especialmente com esse direito tão importante, visto que temos uma população mais envelhecida, e esse envelhecimento traz uma responsabilidade das instituições no sentido de avançar nas garantias e direitos dos cidadãos e na promoção da dignidade humana”, ressaltou Raimundo Júnior.
A iniciativa integra o ciclo de debates promovido pelo Poder Judiciário para a construção colaborativa das metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o próximo ano e representa mais um avanço no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público idoso no Piauí.
Também participaram do evento o presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, Joaquim Santana; a vice-presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, Ana Lúcia; e a secretária-geral da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Teresa Galvão.