OAB-PI e órgãos públicos se unem para realização de campanhas solidárias; saiba como ajudar

14 de dezembro de 2022 às 15:36h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), por meio da vice-presidência, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) e a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI), realizou uma reunião com representantes de órgãos públicos para a realização de uma campanha solidária em conjunto.

O evento acontece no dia 19 de dezembro no Centro de Valorização da População (Centro POP), situado à Rua Clodoaldo Freitas, nº 1011, Centro-Norte de Teresina.

AÇÕES SOLIDÁRIAS EM CONJUNTO

A vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, coordenadora das Comissões Temáticas, ressaltou as metas da ação social. “Neste ano, resolvemos unir as duas campanhas. A primeira delas é a Dezembro Vermelho, que é uma campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST); e a Natal Solidário, que é realizada no mesmo mês por causa das celebrações natalinas”, explicou.

O presidente da Comissão de Trânsito, Bruno de Araújo Lages, informou que serão oferecidos serviços gratuitos aos moradores de rua. “Em parceria com diversas outras instituições que compõem o Programa Vida no Trânsito (PVT), estaremos com stands de testagens da Covid, IMC, e Auriculoterapia”, destacou.

A vice-presidente da Comissão do Trânsito da OAB-PI, Lorena Corrêa, esclareceu o propósito da iniciativa que contempla moradores de rua. “Na campanha desse ano, a Comissão de Trânsito se unirá com vários parceiros, dentre eles, a SEMCASPI, por possuir em seu quadro assistentes sociais e psicólogos, que trabalham diretamente com eles, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), possibilitando aos mesmos um Natal Solidário”, detalhou.

PALESTRAS, SERVIÇOS PRESTADOS E PRÁTICAS ESPORTIVAS

Na ocasião, serão ministradas palestras sobre alguns temas, como ‘Doenças Sexualmente Transmissíveis’, ‘Impedimento de empréstimos no Auxílio Brasil’ e ‘Prevenção e combate às drogas’. Na ação também haverá prestação de serviços, como assistência jurídica, testagens da Covid, IMC, auriculoterapia, além das práticas esportivas, com jogos de ping pong e de damas.

ARRECADAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE

A campanha conjunta também está arrecadando kits de higiene (sabonete, escova de dentes, pasta de dentes, xampu, absorventes), a fim de serem distribuídos aos moradores de rua. A CAAPI colaborará com 100 desses kits.

A doação pode ser feita na sede da OAB-PI até o dia 16 de dezembro.

COMISSÕES TEMÁTICAS PARTICIPANTES

A iniciativa é da Comissão de Trânsito, que conta com o apoio de outras Comissões Temáticas, como a de Direito da Saúde, Direito Desportivo, Direitos Humanos, Cultura e Eventos, Direitos da Pessoa Idosa, Políticas Públicas sobre Drogas, Mediação, Conciliação e Arbitragem, Direito Previdenciário, Apoio à Vítima de Violência, Promoção da Cidadania, Jovem Advogado, Assistência Judiciária, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Participaram dessa reunião representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI), Coordenação Estadual de Epidemiologia/CIEVS e do Programa Vida no Trânsito.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba