OAB-PI e MP-PI lançam cartilha dedicada às pessoas com deficiência: “Eleições + Inclusivas”

21 de setembro de 2022 às 19:57h

⁸A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) lançaram nesta quarta-feira (21/09), a cartilha “Eleições + Inclusivas”. O evento foi realizado na sede Leste do MP-PI, em Teresina.

A cartilha foi elaborada em virtude do processo eleitoral em curso e visando o fortalecimento da democracia. O material apresenta conceitos básicos e direitos assegurados aos eleitores, sobretudo às pessoas com deficiência e pessoas idosas.

Entre as orientações e informações apresentadas na cartilha também estão dicas de comportamentos inclusivos. A cartilha conta com uma linguagem escrita e visual acessível, com ilustrações, para facilitar o entendimento.

DEVER SOCIAL

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, participou do lançamento da cartilha. “A OAB-PI como Casa da Cidadania sempre está envolvida em causas sociais. É um dever social e humano que temos de propiciar ferramentas de inclusão às pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial”, afirmou.

Daniela Freitas, vice-presidente da OAB-PI, apontou a necessidade da integração entre as instituições . “Como pessoa com deficiência, sei bem das dificuldades cotidianas enfrentadas. Uma cartilha informativa nesse formato facilitará bastante nossas atividades. Parabéns pela iniciativa”, declarou.

Fernando Ferro, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressaltou a importância da parceria entre MP-PI e OAB-PI. “O objetivo desse trabalho pioneiro é distribuir informações sobre as eleições de forma mais didática para a população para que torne os direitos da pessoa com deficiência mais acessíveis em todos os sentidos’’, explicou.

O procurador-geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, detalhou como o Ministério Público irá atuar. “O Ministério Público vai propiciar a fiscalização deste momento importante do exercício da cidadania, inclusive, com o acompanhamento da garantia de direitos das pessoas com deficiência durante o processo eleitoral”, finalizou.

 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba