OAB-PI e ESA-PI promovem evento com Desembargadores de MG sobre Nova Lei de Improbidade e Princípios Processuais

28 de julho de 2023 às 10:05h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, recebeu, nesta quinta-feira (27/07), os Desembargadores Flávio Boson Gambogi e Luís Carlos Balbino Gambogi do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), respectivamente, para o “Seminário: Diálogos sobre a Nova Lei de Improbidade e os Princípios Processuais.

O evento aconteceu no auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA/PI) e contou com a participação do presidente da OAB-PI, Advogado Celso Barros, e de vários (as) Advogados (as) piauienses, que aproveitaram o evento para se atualizar sobre improbidade administrativa e os princípios da legislação processual, temáticas abordadas pelos Desembargadores.

O Diretor-tesoureiro da OAB-PI, Advogado Marcus Vinicius Nogueira, foi o debatedor do evento e o Conselheiro Federal da OAB-PI, o Advogado Shaymmon Emanoel Rodrigues, o presidente de mesa.

HOMENAGEM A CELSO BARROS

O presidente da OAB-PI, Advogado Celso Barros Coelho Neto participou do evento e, durante a abertura, se emocionou ao relembrar o falecimento do avô, Celso Barros Coelho. Em seu relato, o Presidente falou de um livro que encontrou na biblioteca pessoal datado de 1978, período em que o avô esteve em Minas Gerais a convite do Desembargador Luís Carlos Balbino Gambogi.

“É um dia marcante para mim, Desembargador Luís Carlos, por alguém ter estado com meu avô lá em Minas Gerais. Eu me sinto como se tivesse homenageando ele. É a primeira solenidade que participo depois do falecimento dele. Muito obrigado por sua presença”, destacou Celso Barros Coelho Neto.

INOVAÇÕES

O Advogado Marcus Vinicius agradeceu a presença dos Desembargadores na OAB. Falou da satisfação em ter dois Desembargadores eleitos pelo Quinto Constitucional nos Tribunais.

“A gente fica feliz quando encontramos Desembargadores eleitos pelo Quinto. É muito importante para a Advocacia. Foi uma noite de muito aprendizado e queremos que voltem. A OAB está organizando a realização de uma pós-graduação gratuita em Direito Eleitoral. Aproveito para registrar o convite ao Dr Flávio Boson, para que ele seja nosso professor nesta especialização”, frisou Marcus Nogueira.

A vice-diretora da ESA/PI, Advogada Leda Eulálio, participou do evento e em sua fala destacou a importância do evento para a Advocacia. Para ela, os Advogados precisam estar atentos às atualizações e a ESA é um instrumento de apoio nesse processo, para que a Advocacia esteja sempre atenta. A Escola sempre traz cursos com temas atuais e relevantes para a classe.

E para o Advogado Shaymmon Emanoel Rodrigues, o seminário foi muito enriquecedor para a Advocacia, pois os Desembargadores fizeram explanações atualizadas.

“Acredito que todos os temas foram bastante pontuados, pois tivemos inovações das taxatividade do rol que caracteriza improbidade administrativa. Vimos que é necessário ter uma conduta especifica. Além disso, adentramos no mérito dos partidos políticos com os questionamentos feitos pelo nosso debatedor”, afirmou o Advogado Shaymmon Emanoel.