OAB-PI e ESA-PI promovem encontro para estimular o combate ao assédio: “Conhecemos os nossos direitos”

21 de março de 2022 às 21:16h

“Elas falam sobre assédio”, esse foi o tema da roda de conversa que aconteceu na noite desta segunda-feira (21/03), no auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA- Piauí). Promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, o evento discutiu a temática, promovendo uma conscientização e o incentivo da ampliação de políticas públicas para combater o assédio.

O assédio moral e sexual no ambiente de trabalho é mais comum do que se imagina. Aproximadamente 84% das situações constrangedoras são praticadas pelos chefes diretos das vítimas, por alguém que tenha um cargo mais alto dentro da hierarquia dentro das empresas e instituições. As informações são dados de uma pesquisa promovida em parceria com a BBC Brasil de 2020, na qual quase 5 mil mulheres foram ouvidas em todo o país.

De acordo com a vice-presidente da OAB Piauí, Daniela Freitas, o evento foi importante para promover o amplo diálogo, sobretudo buscar meios mais efetivos para combater qualquer forma de assédio.

“Gostaríamos de mais homens aqui nos ouvindo para terem a ciência de que nós mulheres conhecemos e sabemos utilizar as ferramentas que precisamos. Parabenizo a organização do evento e o empenho de todos os envolvidos para trabalhar uma temática tão importante na nossa sociedade”, frisou a vice-presidente Daniela Freitas.

Integraram a roda de conversa a deputada federal e advogada Margarete Coelho, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres e jornalista, Karla Berger; a promotora e professora Flávia Cordeiro e a advogada, professora e coordenadora da ESA-PI, Michelle Melo, que mediou o debate.

Na oportunidade, as palestrantes abordaram números e as realidades vivenciadas pelas mulheres nos locais de trabalho, sobretudo a necessidade da criação de políticas públicas mais efetivas na defesa dos direitos das mulheres.

“Foram as reais estatísticas que fizeram com que os homens caíssem em si. Isso nos mostra algo muito importante, que temos que olhar no em torno dos nossos sofrimentos. Só falar dos nossos sofrimentos não tem comovido a humanidade e isso é um problema da humanidade”, pontuou a deputada federal, Margarete Coelho.

Também integraram a mesa de abertura a vice-diretora da ESA Piauí, Lêda Eulalio Dantas; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, Beatriz Sousa; a diretora de Ensino da ESA Piauí, Marcele Pizzato; e a diretora acadêmica da ESA Piauí, Ravana Basílio.