OAB-PI e ESA-PI iniciam Residência Jurídica para a Jovem Advocacia e oferecem bolsa de R$2,2 mil

21 de junho de 2023 às 16:44h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, iniciou nesta segunda-feira (19/06), as mentorias do Programa de Residência Jurídica na Escola Superior de Advocacia (ESA-PI). O Programa de Residência Jurídica contará com sete mentorias que serão realizadas na primeira fase. Na primeira etapa, todos os 34 inscritos no Programa participam. Após a conclusão das mentorias, serão escolhidos os residentes para a prática em escritórios escolas.

O Presidente da OAB-PI, o Advogado Celso Barros Coelho Neto, ressaltou que a Residência vai contribuir bastante para a qualificação profissional dos Jovens Advogados (as) e que a classificação deles para os estágios será consequência do esforço de cada um.
“Esse é um projeto pensado para preparar aquele Jovem Advogado (a) que não teve a oportunidade de aprender na prática o exercício da advocacia durante a graduação, principalmente, por conta da pandemia. Tenho certeza que os participantes desta Residência Jurídica vão se esforçar ao máximo para garantir uma das vagas disponíveis nos escritórios escolas”, declarou o Presidente.

EXPERIÊNCIA

Já o diretor-geral da ESA-PI, o Advogado Thiago Carcará, destacou que através deste curso a Jovem Advocacia irá desenvolver habilidades fundamentais para a prática profissional. “A Residência Jurídica consiste em período de aprendizado prático, pelo período de dois meses sendo prorrogável, em que o residente trabalhará em grandes escritórios e receberá uma bolsa residência, no valor de R$ 2.233,45 mensais”, explicou o diretor-geral da ESA-PI, Thiago Carcará.

O Diretor Administrativo da ESA-PI, o Advogado Ivonaldo Mesquita, lembrou que o projeto iniciado é a continuação do curso de “Iniciação e Prática na Advocacia”, que juntos visam preparar o Jovem Advogado (a) de uma maneira pioneira. “Combinados, o Curso de Iniciação e Prática na Advocacia e a Residência Jurídica, que trazem uma grande inovação para a área e uma ótima oportunidade para Jovem Advocacia Piauiense se qualificar. É algo tão inovador que várias Seccionais pelo Brasil já entraram em contato conosco para ter acesso ao nosso projeto e replicá-lo”, destacou o Diretor Administrativo.

Para a Coordenadora do Programa Residência Jurídica, a Advogada Amanda Sabino, o foco desse curso é qualificar os participantes e aproximá-los do mercado. “O programa visa, cada vez mais, inserir o Jovem Advogado (a) no mercado de trabalho e entregar um profissional capacitado e qualificado aos escritórios parceiros. Trabalharemos, também, para conseguir o maior número de escritórios parceiros para nos ajudarmos nesse projeto em prol da Jovem Advocacia Piauiense”, comentou a Advogada.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba