A Secretária- Geral da Ordem dos Advogados Brasil, Seccional Piauí, Noélia Sampaio, e a presidente da Comissão de Relação com a Justiça Federal, advogada Deyse Bandeira, se reuniram nesta quarta-feira (04/05) com os magistrados Dr. Geraldo Magela da Silva Barbosa, e a Dra. Camila Soares de Oliveira, da 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, para tratar sobre futuros convênios que possibilitem a contratação de novos estagiários, bem como, mais conciliadores para a prestação jurisdicional.
A reunião teve a iniciativa de estabelecer novas soluções em prol do melhor funcionamento da seção judiciária. No encontro, a 7ª vara Federal informou que conta atualmente com um acervo total de aproximadamente 34 mil processos, sendo 8.700 distribuídos neste ano, representando uma média de 1.740 processos mensais, como ressaltou a presidente da Comissão de Relação com a Justiça Federal, advogada Deyse Bandeira.
“A Comissão se comprometeu a buscar soluções, como a celebração de convênios que possibilitem a contratação de novos estagiários, especialmente para atuarem nas fases mais sobrecarregadas, como a triagem inicial – que atualmente conta com 3.960 processos, dos quais cerca de 150 estão há mais de 100 dias sem movimentação”, afirmou.
A Secretária-Geral da OAB-PI, Noélia Sampaio, também reafirmou o interesse da seccional em contribuir na busca de novas soluções que ajudem a melhorar o andamento das tramitações da 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí. “Na conversa, pela OAB-PI foi sugerido convênio com a universidade para aumentar o número de estagiários. Para juntos buscarem soluções para diminuírem os gargalos que hoje existem”, destacou a secretária.
Nesta sexta-feira (06/06), a advogada Deyse Bandeira, agendou a primeira reunião com a Universidade Federal do Piauí, para alinhar futuros convênios da instituição para a deliberação dos estudantes de direito para os estágios. Essa medida é um grande passo da OAB-PI e da Comissão de Relação com a Justiça Federal, que demonstram o interesse em contribuir e buscar soluções cabíveis.
Atendimento com os magistrados
Relacionado ao atendimento da advocacia, ainda no encontro, foi informado que os magistrados realizam atendimentos uma vez por semana devido a alta demanda de audiências e elaboração de minutas de sentenças nos respectivos dias. Sendo assim, a OAB-PI em parceria com a Comissão de Relação com a Justiça Federal sugeriram propostas que auxiliem no aumento dos atendimentos da classe.
“A Comissão sugeriu o aumento da frequência de atendimentos e foi informado que haverá análise da viabilidade técnica de ajustes no sistema, de modo a reduzir o tempo médio de cada atendimento e, assim, permitir a ampliação do número de profissionais atendidos”. afirmou a advogada Deyse Bandeira.
A OAB Piauí ressalta o compromisso institucional por meio do diálogo, buscando por soluções eficazes que fortaleçam a advocacia piauiense e a Justiça Federal, contribuindo com melhorias contínuas em prol de todos e todas.