OAB-PI acompanha solenidade de lançamento do Núcleo da Justiça 4.0 : “Estamos aqui para contribuir”

23 de março de 2022 às 15:44h

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (23/03) a Solenidade de lançamento do Núcleo da Justiça 4.0, realizada no novo prédio do Palácio da Justiça. A iniciativa faz parte dos programas adotados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a implantação do Núcleo, o objetivo é que os processos tramitem de forma inteiramente digital.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador José Ribamar Oliveira, a prestação jurisdicional está entrando em uma nova era. “A prestação jurisdicional vai depender muito do desenvolvimento das ações de Tecnologia da Informação. Precisamos estar abertos a essa nova era no Judiciário Brasileiro”, anunciou o presidente.

Esteve presente no evento e compondo a mesa de honra, a secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, advogada Raylena Alencar, representando a instituição. Para a advogada, a OAB-PI está sempre em busca de melhorias para a advocacia e para a sociedade.

“O Núcleo Justiça 4.0 vem como forma de virtualizar os atos processuais e fazer com que eles tramitem de forma mais célere e ágil. A Ordem tem esperança de grandes melhorias para o futuro e estamos aqui para contribuir e levar nossos anseios e os nossos pleitos para que a sociedade piauiense seja atendida”, afirmou a advogada.

O desembargador Olímpio José Passos Galvão, Coordenador do Laboratório de Inovação Opala-LAB e coordenador do Programa Justiça 4.0, afirma que a iniciativa trará uma série de transformações.

“É um programa revolucionário que assegura o acesso da justiça às ferramentas virtuais. A Justiça 4.0 compreende oito ações, dentre elas o balcão virtual. O núcleo possui três magistrados e terá uma secretaria virtual para movimentar os processos. Estes tramitarão virtualmente desde o protocolo da petição inicial até a sentença final com audiência por meio de videoconferência. O núcleo terá jurisdição em todo o Estado, visando a celeridade, eficiência, comodidade e transparência”, destacou Olímpio Galvão.