OAB participa da reabertura do Juizado Especial Cível e Criminal no centro de Teresina

2 de agosto de 2022 às 18:49h

Integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, participaram nesta terça-feira (02/08) da solenidade de reinauguração do Juizado Especial Cível e Criminal, zona central de Teresina, anexo à Faculdade Santo Agostinho. O órgão do Poder Judiciário é responsável pelo processamento de ações de menor complexidade e pela promoção da conciliação entre as partes, com foco na celeridade processual, econômica e eficácia.

Ao todo, são 18 anos de funcionamento e de parceria da unidade acadêmica com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A retomada das atividades visa beneficiar os estudantes de Direito, profissionais da advocacia e demais atuantes na seara jurídica.

“A reabertura do Juizado é de essencial importância para todo o sistema jurídico do Piauí, sobretudo para o jovem advogado recém-inserido no mercado e os acadêmicos de Direito. A OAB reforça o seu papel no fomento à qualificação dessas atividades e na parceria com as demais instituições”, ressaltou a vice-presidente da Seccional, Daniela Freitas.

O vice-presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB Piauí, Alex Noronha, citou requisitos que reforçam a importância do anexo da Justiça.

“Celebramos a inauguração deste importante anexo, por entender que os juizados têm função essencial na prestação jurisdicional à população, sendo a porta de entrada do sistema de justiça para muitos advogados e cidadãos, pois engloba aquelas causas de menor complexidade, do dia-a-dia, de modo que a reestruturação deste importante anexo contribuirá, e muito, com o acesso à justiça”, destacou o advogado.

OS PRESENTES

O evento contou ainda com a presença do membro da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Júnior Soares, e da Conselheira Seccional e coordenadora adjunta da vice-presidência da Instituição, Sardenha Vasconcelos. Os desembargadores do Tribunal de Justiça, José Ribamar Oliveira e Fernando Lopes, também compuseram a mesa de honra.

Autoridades de diversos setores da sociedade civil organizada prestigiaram a reinauguração do setor de Justiça do Estado. Dentre os demais presentes, a juíza titular do juizado unidade I, Eliana Márcia Nunes De Carvalho; o Representante do Coordenador dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Fazenda Pública e Turmas Recursais do Estado do Piauí, Luiz De Moura Correia; o Coordenador do Curso de Direito do UNIFSA, Professor Marcus Vinícius do Nascimento Lima.

Os coordenadores adjuntos do curso de Direito do UNIFSA; Fabrício Carvalho e Gustavo Tupinambá Rodrigues; Magaly de Castro Macedo, assessora da supervisão geral dos juizados especiais do estado do Piauí; membros do Juizado Especial, Rogério Saraiva Xerez, Gilberto Antônio Neves Pereira e Ângela Avelino.

CONFIRA IMAGENS

 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba