OAB-GO realiza o evento Colóquio de Direito das Famílias, Sucessões e Novas Tecnologias com a participação da conselheira federal Isabella Paranaguá

4 de novembro de 2022 às 18:40h

Nesta quinta-feira (03/11), na Sede da Escola Superior de Advocacia de Goiás, foi realizado o evento Colóquio de Direito das Famílias, Sucessões e Novas Tecnologias, tendo como mediadores Laura Landim, presidente da Comissão de Sucessões e Christiano Melo, presidente da Comissão de Família OAB-GO e, como presidente da mesa, o vice-presidente da ESA-GO, Dyellber Araújo.

O evento foi uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil, Secional Goiás, que contou com a participação de palestrantes renomados na área de direito de Família e Sucessões.

É oportuno dizer que o presidente OAB-GO, Rafael Lara Martins, sempre estimulou a qualificação da advocacia por meio do oferecimento de ensino de qualidade. E que a conselheira federal da Seccional de Goiás, Layla Oliveira, também marcou presença importante no evento.

TEMAS ATUAIS DO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES

A palestrante, advogada, professora, conselheira federal e pós-doutora, Isabella Paranaguá, que ministrou a palestra Sucessões no Metaverso, falou que foram abordados temas intrigantes e desafiadores para o futuro do Direito das Famílias e Sucessões, que para ela, já é o presente. “Os impactos da tecnologia nas Famílias é inquestionável. Falamos durante o Colóquio sobre casos relacionados: sharenting, guarda, união estável e casamento virtuais. Bens digitais e suas consequências no divórcio ou dissolução de união estável. Famílias digitais. Sucessões no metaverso. E também do uso da tecnologia para captação e atendimentos no Direito de família”, pontuou.

“Tais discussões são interessantíssimas, pois através delas conseguimos notar o quanto o Direito de Família tem evoluído com as décadas, ao passo em que, infelizmente, tem sido tempos desditosos para o Direito das Sucessões, tendo em vista as restrições advindas da legítima, atecnias da lei e a falta de uma lei sobre herança digital. A expectativa é que tenhamos um olhar cada vez mais acurado sobre o cenário dessas duas searas do direito, sendo o papel da advocacia importantíssimo no desenvolvimento das teses jurídicas”, finalizou.

Também participaram como palestrantes o professor doutor Rafael Calmon, com a palestra ‘Divórcio e bens digitais’; a advogada e professora, Brenda Viana, com o tema ‘Uso da Tecnologia para Captação e Atendimentos no Direito de Família’ e; a advogada e professora Ana Paula Félix, com o tema ‘Contrato de Co-Parentalidade e Afeto’.