OAB 91 anos: Advocacia sempre!

25 de abril de 2023 às 8:00h

A advocacia brasileira tem na OAB Piauí uma de suas mais antigas unidades estaduais. E nesses 91 anos completados em 25 de abril, as figuras dos pioneiros João Osório Porfírio da Mota, Giovanni Costa, Cromwell de Carvalho e  Antônio Albuquerque, nos revelam o poder de ideários que a advocacia tem desde  então por gerar uma instituição que segue firme para um século de existência com mais de 18.000 inscritos no Piauí, distribuídos pela Seccional em Teresina e pelas 15 Subseções de Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Valença, Esperantina e São João do Piauí, essas duas criadas no ano de 2021.

Um Memorial está sendo inaugurado neste semestre na sede da OAB em Teresina e também uma obra histórica sobre a OAB Piauí está sendo trabalhada pelo Advogado e acadêmico da Academia Piauiense de Letras Reginaldo Miranda da Silva.

A democracia faz barulho, como disse o ex-presidente da OAB nacional Cláudio Lamachia, e digo que a OAB tem a eloquência de inúmeras vozes em altos decibéis atuando como escudo da democracia em busca da justiça e da paz social.

Na OAB se respira o ar mais puro da democracia!

Hoje a pauta da Inclusão ecoa em 81 Comissões de diversas temáticas, sendo que 3 Comissões foram criadas nesta gestão 2022-2024, quais sejam: Comissão de Licitações e Contratos, Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo e Comissão de Direito na Escola.

Na simbologia da primeira Advogada Piauiense Esperança Garcia, reconhecida em 2017 pelo Conselho Seccional da OAB Piauí, considerada também simbolicamente a primeira advogada do Brasil pelo Conselho Federal da OAB em novembro de 2022, corrobora com a transcendência da advocacia na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, pela liberdade, pela democracia!

Hugo de Brito Machado, grande jurista brasileiro, nascido no Piauí, recentemente falecido, dizia que “Autoridades são apenas alguns, e só durante algum tempo, enquanto cidadãos somos todos nós, e durante toda a nossa vida”.

E outro piauiense Evandro Lins e Silva, advogado mais referenciado do século 20 acentuava que “O advogado é antes de tudo um cidadão”. Extraímos, dessas duas afirmações, que a advocacia é perene e que por meio de sua instituição incansável com o tempo conseguimos soerguer e reafirmar a indispensabilidade da atuação profissional das advogadas e dos advogados na defesa dos direitos e garantias individuais e na defesa do estado democrático de direito.

___

Celso Barros Coelho Neto