Nova Sala da OAB Piauí no novo Fórum da Comarca de Floriano homenageia Filadelfo Freire de Castro

27 de agosto de 2022 às 14:59h

A advocacia de Floriano passa a contar a partir de agora com uma nova sala para trabalho. O espaço foi inaugurado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, nas dependências do Fórum da Justiça Estadual da cidade, nesta sexta-feira (26/08).

Equipada com cinco novos computadores, impressora, scanner, ar-condicionado, mobília e utensílios, o escritório gratuito dispõe de moderna estrutura para o labor profissional da advocacia florianense. A sala recebe o nome do jurista, ex-deputado estadual e empresário Filadelfo Freire de Castro.

O Presidente da OAB-PI, Celso Barros, afirmou que os trabalhos da OAB Piauí em todo o Estado resultam em salas equipadas, gratuitas, para atuação da advocacia nos fóruns, delegacias, penitenciárias, juizados especiais ou em sedes próprias da instituição.

“A OAB promove a cultura jurídica aos jovens profissionais e o reconhecimento àqueles que contribuíram para o fortalecimento da advocacia, como Filadelfo Freire, uma das maiores referências que temos no Piauí. Ao mesmo tempo, é exemplo no Brasil com a criação de espaços dignos para que os advogados (a) possam ter acesso irrestrito aos meios de atendimento aos seus clientes”, ressaltou.

O presidente da Subseção de Floriano, Pablo Alves, agradeceu a inauguração da nova sala. “É notável o empenho da OAB-PI na melhoria da qualidade da estrutura das Subseções, incluindo a de Floriano. Certamente a nova sala no Fórum será mais um auxílio aos advogados”, afirmou.

“MAIS DIGNIDADE À ADVOCACIA”

Segundo o diretor-tesoureiro da OAB Piauí, Marcus Vinícius Nogueira, a reforma da Subseção e a inauguração da sala no Fórum de Justiça de Floriano são exemplos de obras realizadas em todo o Estado, que proporcionam mais dignidade à advocacia.

“Floriano é a Subseção na qual a OAB mais está investindo recursos neste ano. São R$100 mil na recuperação da sede e 30 mil reais na criação da moderna sala no fórum, além da construção do primeiro clube da advocacia local, que será inaugurado em breve”, afirmou Marcus Vinícius.

O juiz que atua na Comarca local, Franco Moretti, observou que, com os investimentos feitos pela OAB Piauí, todos são diretamente beneficiados. “Com os recursos tecnológicos, este espaço será usado pelos advogados para que possam desempenhar da melhor forma suas atividades. E ganha não só os advogados, mas o jurisdicionado, porque não se faz justiça sem que tenha advogado, Ministério Público e magistrado”.

O ex-presidente da Subseção de Floriano, Leonardo Cabedo, afirmou que mais de 400 advogados estão sendo contemplados. “A inauguração desta sala apropriada e adequada para advocacia, tendo em vista hoje que muitos colegas ainda não possuem no seu espaço físico, é de vital importância. Todas essas inaugurações irão contribuir para o aprimoramento do nosso trabalho”.

O HOMENAGEADO

A sala recebe o nome Filadelfo Freire de Castro, um dos mais conceituados advogados e figuras da cultura socioeconômica de Floriano. O jurista faleceu no ano de 2008.

“Esta homenagem é o reconhecimento pela trajetória e legado de Filadelfo Freire de Castro, pela sua vida na advocacia e pelo contributo à sociedade nos setores empresarial e político. Sem dúvidas, ele foi uma figura ímpar, advogado, ex-deputado e ex-secretário de Justiça, um homem que marcou época”, destacou o Presidente da OAB Piauí.

OS PRESENTES

A solenidade foi conduzida pelo presidente Celso Barros Coelho Neto e prestigiada por Conselheiros Seccionais e Federais, demais membros da diretoria da Seccional Piauí, representantes de Comissões Temáticas, magistrados, familiares do homenageado, advogados e advogadas do município.

Estiveram presentes: Carlos Augusto, vice-presidente da Subseção; Lucas Barreto, secretário-geral da Subseção de Floriano; Raimundo Neiva, membro Consultor da Comissão Nacional de Educação Jurídica; Leonardo Cabedo, Laurentino de Paula e Rosineide Coelho, ex-presidentes da referida Subseção, e outras autoridades do setor.

Também prestigiaram a solenidade: a promotora titular da 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público, Ana Botelho; o contador-geral do município, professor Arnaldo Messias; o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa e Valorização dos Honorários Advocatícios, Einstein Sepúlveda; o diretor da Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (CAAPI), Talmy Tércio; o coordenador de iniciação à advocacia da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI), Aurélio Lobão, e os familiares do homenageado, Ivanilde Castro (esposa), Filadelfo Filho e Jurema Castro (filho e filha).