Nota de Solidariedade – Advogada Brenda Oliveira

31 de janeiro de 2024 às 8:01h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, com profundo pesar, expressa solidariedade à família, amigos e colegas da Advogada Brenda Oliveira, assassinada no exercício da sua profissão, na tarde desta terça-feira (30/01) no Rio Grande do Norte.

A violência contra a advocacia feminina é inaceitável e uma afronta à justiça. A Seccional usa da sua representatividade para pedir uma rápida resposta às autoridades e a responsabilização dos envolvidos.

“Cada ato de violência não apenas afeta a vítima, mas também mina os fundamentos de um sistema que busca a justiça. É inaceitável o que aconteceu. A violência contra a advocacia e a violência de gênero precisam ser erradicadas”, disse o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.

A vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, lamentou a perda precoce da advogada criminalista. “Que esse caso não seja desmotivador para que mulheres advogadas ingressem na área criminal. Precisamos de um ambiente seguro para trabalharmos, como advogadas e como mulheres. Combater a violência contra a advocacia é um compromisso urgente”, declarou Daniela Freitas.

“Não podemos tolerar um grave episódio como esse, o brutal assassinato dessa jovem advogada no exercício de sua profissão, fere mortalmente, não só as advogadas, mas todas as mulheres e toda advocacia. É um retrato da crescente violência contra a mulher presente em todo país. Exigimos uma rápida resposta das autoridades competentes”, pediu a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI, Beatriz Sousa.

“Repudiamos veementemente qualquer forma de violência. O respeito à integridade física e profissional de advogadas e advogados, em especial da jovem advocacia, é crucial para a democracia brasileira. É imprescindível que todos os esforços sejam direcionados à prevenção e punição desses atos”, defendeu a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Laísa Leal.